Simplificada e GRÁTIS!

Planilha de Gastos Empresarial

Você com certeza já sabe que o coração de qualquer empresa é sua gestão financeira. Segundo pesquisas feitas pela Capterra em 2019, quase 61% dos micro empresários utilizam planilhas para cuidarem das finanças de suas empresas.

Então temos certeza de que esse material será útil para você que utiliza uma planilha ou você que ainda não tem uma!

Acompanhe!

Princípios importantes


O que é uma planilha de gastos empresariais?

É uma ferramenta para que você consiga registrar todas as movimentações diárias da sua empresa. Ou seja, um arquivo que deve ser alimentado todos os dias.

Com certeza passou pela sua cabeça… “Todo dia?! Será que precisa mesmo?” E eu te respondo: Sim! Faz toda a diferença!

Talvez isso ainda não tenha ficado claro para você sobre o controle financeiro, mas a diferença entre uma empresa no azul e uma empresa à beira da falência geralmente está na gestão diária. Por isso uma planilha é uma maneira simples e muito eficaz para fazer esse controle!

Qual a importância de uma planilha de gastos empresariais?

Como já dissemos, ter uma planilha de gastos é parte fundamental para a saúde financeira da sua empresa. Portanto, sua importância fica clara em ajudar o pequeno empresário a sair do vermelho ou simplesmente melhorar e qualificar sua gestão.

Muitos desses empresários ainda utilizam papel e caneta para anotar os lançamentos diários, e obviamente não é uma coisa prática de se fazer. É nesta hora que uma planilha faz toda a diferença!

Vale a pena montar uma planilha de gastos empresariais?

Depende da sua necessidade e da sua habilidade com o Excel. Se você já tem conhecimento sobre fórmulas e modelos do Excel, seria interessante produzir uma planilha própria com as suas particularidades. Porém, ainda sim isso dá um belo trabalho e demanda bastante tempo e dedicação, para no final das contas o resultado ser bem parecido.

Então, no geral, recomendo que você vá atrás de uma planilha modelo pronta para utilizar. É com certeza o jeito mais eficaz de controlar seus lançamentos.

É claro que a gente não ia deixar de montar uma planilha para você apenas baixar e utilizar! Ela é totalmente grátis e você pode baixá-la ao final deste artigo!

Qual a diferença de uma planilha de gastos empresariais e um sistema de gestão financeira?

O que vai ditar qual a melhor escolha para o seu negócio são duas variáveis: complexidade e volume. Se você tem muitos lançamentos para fazer por dia ou a alimentação das informações depende de muitas pessoas, o mundo ideal seria a utilização de um software específico para gestão financeira. Porém, esses sistemas exigem um investimento para colocá-lo em sua empresa.

Então se você tem uma pequena empresa e não tem um alto volume de entradas/saídas diárias, aconselho a utilizar uma planilha de gastos empresarial. É um ótimo começo para um bom controle financeiro e dessa forma colocar ou manter a sua empresa no azul todo mês!

Passo a passo de como utilizar


Você já entendeu o que é e para que serve uma planilha de gastos empresarial. Agora vamos colocar a mão na massa e te mostrar como utilizar a nossa planilha simplificada!

Tenho CERTEZA de que ela vai te ajudar muito no seu dia a dia!

Passo 1: Começando do começo…

Bom, depois de baixar nossa planilha que está no final deste artigo, você pode abrir o arquivo no seu Excel.

Abra a planilha depois de baixar e clique no botão “Habilitar edição”:

Passo 2: Painel principal

Ao abrir o arquivo, a primeira tela é o “Painel”. Essa tela é onde você vai visualizar de modo geral a situação financeira da sua empresa! Com todas as outras abas alimentadas de forma constante, os resultados apresentados nesta tela serão cada vez mais precisos.

Passo 3: Janeiro, Fevereiro, Março…

Todas as outras abas são os meses de exercício da sua empresa. Vou te mostrar como preencher cada uma delas.

Primeiro, clique na aba correspondente ao mês em que estamos. Vou usar de exemplo Janeiro.

O nome já diz tudo. Coloque o saldo inicial do dia em que você começou a fazer o controle. É muito importante para as informações ficarem corretas.

Coloque a data da movimentação.

Escreva em algumas palavras do que se trata a movimentação. Exemplo: Venda com cartão de crédito”

Coloque o valor do lançamento. Somente o numeral, não é preciso escrever “R$”

Nesta célula você irá escolher se aquela movimentação é uma entrada ou uma saída. É só clicar na célula que uma seta irá aparecer ao lado e você escolhe entre “ENTRADA/SAÍDA”:

Nessa parte é onde vamos categorizar esse lançamento. O preenchimento é igual o último de entradas e saídas, ou seja, é só clicar na célula que uma seta vai aparecer do lado direito e então selecionamos qual o tipo de operação aquele lançamento se refere:

Se você é mais atento já percebeu que esses tipos de operação são os mesmos que aparecem no Painel principal. Depois de alimentar a planilha durante vários dias, você conseguirá ter um panorama geral por tipo de operação nesse painel.

Não se preocupe, essa célula você não precisa preencher. Ela será preenchida automaticamente após você incluir as outras informações que vimos anteriormente.

Ela vai mostrar o seu saldo final após aquele lançamento, te auxiliando no controle geral das movimentações.

Download da planilha

Bora pra prática!


É isso caro empreendedor, se você achou interessante essa planilha e acha que ela vai te ajudar no seu controle financeiro chegou a hora de baixá-la!

Ela foi feita com muito carinho e com objetivo de ser simples e gerar resultado, então tenho certeza de que vai te ajudar nisso!

Grande abraço!

Download

Planilha de Gastos Empresarial

Aproveite nossa planilha para controle de gastos empresariais e tenha todos os números na mão para tomar boas decisões na sua empresa!

Leia em nosso blog

Como fazer DRE - Passo a passo do zero

Você vai aprender neste artigo em apenas 06 passos como fazer um DRE DO ZERO para reduzir despesas e aumentar os lucros da sua empresa!

Como fazer fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta que mostra equilíbrio financeiro da empresa. Aprenda como ter capital de giro suficiente para aumentar o lucro do seu negócio!

Como fazer fechamento de caixa

Fechamento de caixa é o processo de confrontar os registros de movimentações do caixa com a movimentação física. Aprenda como evitar que ocorra furtos!

Como reduzir custos na empresa

Reduzir custos é parte crucial para aumentar os lucros da sua empresa. Aprenda os tipos de custos e várias ideias incríveis para reduzi-las!

Operador de caixa

Saiba TUDO o que você precisa para se tornar um excelente operador de caixa! As atividades, as principais habilidades necessárias e a rotina desta função.

Contas a pagar e receber

Entenda de forma simples tudo o que você precisa saber sobre as contas a pagar e receber e ainda receba um BÔNUS EXCLUSIVO GRÁTIS para te ajudar!

Planejamento financeiro empresarial

O planejamento financeiro empresarial vai te ajudar a se preparar para o futuro. E neste artigo você vai aprender TUDO para realizar esse processo corretamente.

Capital de giro para empresas

O capital de giro para empresas é SUPER importante para ter uma saúde financeira saudável. Saiba, entenda, administre e corra menos riscos em seu negócio.

Controle financeiro empresarial

Controlar o financeiro da sua empresa não é mole, mas a gente vai te ensinar como fazer isso do zero passo-a-passo!

Como tirar a empresa do vermelho

Aprenda neste artigo estratégias rápidas e eficientes para reduzir despesas, aumentar as vendas e aumentar os lucros que vão tirar a sua empresa do vermelho.

Planilha de Gastos Empresarial

Tenha o controle dos seus gastos empresariais e todos os dados na mão para tomar boas decisões com esta planilha!

Receba conteúdo épico no seu e-mail

Diretamente no nosso QG pra você. Só os melhores conteúdos.

Obrigado! Você está inscrito em nossa lista.