Planejamento financeiro empresarial

Todo empresário tem o desejo de prosperar em seus negócios. E para isso é necessário tomar as melhores decisões em momentos chaves da sua empresa. Mas como fazer isso sem ter um planejamento financeiro?

Com um planejamento financeiro realizado para curto, médio ou longo prazo você terá as melhores condições para realizar as ações mais assertivas e correr menos riscos de prejudicar a sua empresa.

E o planejamento rsrs deste artigo é te ensinar tudo o que você precisa sobre planejamento financeiro empresarial, como:

  • O que é?
  • Qual é o período ideal?
  • O que é preciso para fazer?
  • Como fazer
  • Como analisar

Senta aí na cadeira, pega uma água e vamos lá!

O que você precisa saber

Planejamento financeiro


Entre você querer atingir um objetivo e realmente atingir o objetivo tem um grande caminho a ser percorrido.

Para sair do ponto A e chegar no ponto B você deverá tomar algumas ações. Se lembrar de cabeça pode ser meio difícil. Aí é que entra o planejamento financeiro, a ferramenta que vai te direcionar para alcançar seus objetivos financeiros.

Vamos ver mais detalhes dessa ferramenta abaixo.

O que é planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é a ferramenta que vai te auxiliar atingir seus objetivos, seja na vida pessoal ou profissional.

Seja para amanhã, mês que vem ou para daqui a 10 anos, você precisa criar metas para alcançar os seus propósitos.

Na sua vida pessoal você provavelmente tem alguns alvos, certo?

‘’Vou comprar a minha casa própria daqui 5 anos’’

Você deve estar pensando: “planejamento financeiro? há não, isso é muito complicado…” Mas eu vou te dizer: “Não é”. E digo mais, é mais fácil que você imagina. Você só precisa responder três perguntas:

O que é preciso fazer para atingir esse objetivo?

Bem, para comprar uma casa eu preciso ganhar uma determinada quantia de dinheiro.

Como vou fazer para juntar essa quantia de dinheiro?

Bom, eu vou economizar uma parte do meu salário, buscar uma promoção na minha empresa para aumentar a minha remuneração, me capacitar para novas oportunidades profissionais, fazer brigadeiros e vender nos finais de semana, etc.

Quando quero comprar minha casa?

Desejo comprar minha casa no máximo em cinco anos.

Resumo da ópera: Eu quero comprar a minha casa que eu quero custa X, preciso levantar esse dinheiro em cinco anos. Vou dividir o valor da casa pelo número de meses desses cinco anos e vou saber o quanto irei ter que guardar a cada mês para atingir meu objetivo.

Esses passos são a base para montar qualquer planejamento financeiro, mas me diz uma coisa, e nas empresas? Será que são os mesmos passos?

Bom, isso que vamos descobrir a seguir.

Planejamento financeiro empresarial

O planejamento financeiro empresarial é um pouco mais complexo por ter algumas outras variáveis, mas os princípios são os mesmos:

O planejamento financeiro empresarial vai te direcionar a atingir objetivos, como por exemplo, expansão do seu negócio, aumentar o lucro, compra de novos equipamentos, entre outros.

“Ah tá, você tá falando que se eu não tiver um planejamento financeiro empresarial eu não vou atingir nenhum dos meus objetivos?”

Bem, se eu precisar encontrar um endereço no centro de São Paulo, sem ter nenhum aplicativo de mapa em mãos, certamente eu encontraria, mas não quero nem imaginar o quanto tempo isso ia demorar. Já com o google maps em mãos, chegaria num instante.

O planejamento financeiro empresarial será o seu “Google maps” para atingir seus objetivos.

Então, se essa é sua necessidade hoje, não erre o caminho, vem comigo que eu vou te falar como montar o seu próprio planejamento financeiro empresarial.

Mas antes me diz? Como planejar? Quanto tempo deve ter meu planejamento financeiro?

Qual o prazo ideal para um planejamento financeiro empresarial?

Não existe um período padrão para montar um planejamento financeiro empresarial.

Vai depender da necessidade de cada empresa, você pode ter um planejamento para 6 meses, 1 ano ou 10 anos. O importante é identificar qual é a sua realidade, estrutura e onde quer chegar.

A grande sacada é ter um planejamento macro, ou seja, pensando em longo prazo - Ser a maior rede de Supermercados da minha cidade em 10 anos - e “distribuir” esse planejamento em objetivos menores de curto e médio prazo - No primeiro ano quero atingir X de lucro líquido acumulado.

Com essa quebra do planejamento financeiro empresarial fica muito mais fácil de alcançar o objetivo maior, pois você vai atingindo as metas menores e obtém vitórias dentro do ciclo. Isso vai atestar que você está no caminho certo.

O que é preciso para fazer um planejamento financeiro empresarial?

Primeiramente vale separar duas questões básicas: o propósito e a estrutura.

O propósito é a parte conceitual do planejamento financeiro estratégico, ou seja, a definição do objetivo, a identificação de como e quando fazer.

Para isso, é necessário responder algumas perguntas, como:

Essas são algumas dentre tantas perguntas que você precisa fazer para montar um planejamento financeiro mais eficiente possível.

Já a estrutura é uma representação gráfica desse propósito, ou seja, uma forma facilitadora de visualizar, monitorar e ajustar essas ideias.

Seja feito em softwares, planilhas ou caderno, o essencial é uma forma que você consiga verificar e analisar que o que foi planejado está sendo cumprido, ajustando-o conforme necessário.

Passo a passo

3 Passos para montar um planejamento financeiro empresarial


Bom, você já entendeu o que é e a importância de realizar um planejamento financeiro empresarial.

Agora é para colocar a mão na massa!

Saiba os 3 passos para montar um planejamento financeiro empresarial.

1. Analise seu histórico e situação atual

Toda trajetória precisa de um ponto de partida, e no planejamento financeiro da empresa não é diferente. Você precisa enxergar sua situação atual para desenhar o futuro esperado e a melhor forma para isso é visualizar o histórico de receitas e custos do seu negócio.

Primeiro, levante as informações financeiras que você tem sobre a sua empresa:

O ponto aqui é analisar a sua empresa de forma horizontal, ou seja, comparar os seus números com você mesmo para identificar como está a evolução do seu negócio.

Outro ponto é realizar uma análise SWOT. Calma, se você não conhece o termo ainda vou te explicar que ela é bem... FOFA!

F - Forças

O - Oportunidades

F - Fraquezas

A - Ameaças

Em resumo é uma análise dos pontos fortes e fracos da sua empresa e as oportunidades e ameaças que o ambiente externo podem te causar.

Os pontos fortes e fracos fazem parte do ambiente interno do seu negócio, como por exemplo:

Pontos fortes:

Bom atendimento

Possui estacionamento

Vendas em crescimento

Redes sociais engajadas

Ponto negativos:

Conflitos entre equipes

Despesas elevadas

Falta de recursos

Reclamações de clientes

Já as oportunidades e ameaças não fazem parte do ambiente interno do seu negócio, mas podem influenciá-lo, como por exemplo:

Oportunidades:

Tendência de aumento do consumo do seu produto

Novas tecnologias

Mercado em expansão

Saída de um concorrente

Ameaças:

Novos tributos

Mudanças na legislação

Novos concorrentes

Crise econômica

Alteração de rodovias e ruas que impactem no seu negócio

Com essas duas ferramentas acima, o histórico e a análise SWOT, você tem informação quantitativa e também informação intangível, que vai te direcionar no planejamento financeiro empresarial.

2. Defina metas

Com base no histórico e análise de todo o ambiente que a sua empresa se encontra, agora é o momento de definir metas para o seu negócio.

De forma prática nada mais é do que programar alvos para que o seu planejamento seja atingido.

Se você identificou que um dos seus pontos fortes são as vendas em crescimento, coloque metas para que essas vendas continuem aumentando dentro de um período. Enquanto isso, as despesas elevadas é um dos seus pontos fracos, identifique qual das suas despesas está elevando esse número e trabalhe maneiras de reduzi-las.

Em relação às ameaças e oportunidades da mesma maneira.

Se você identificou que existe a oportunidade de uma nova tecnologia agregar em seu negócio coloque uma meta para você estudar melhor nova ferramenta, se realmente é interessante para o seu negócio, se o preço é viável, se você vai precisar captar recursos externos ou se terá por conta própria e tantas outras variáveis que você precisa pensar antes de tomar uma decisão.

Mas o fato aqui é que se você não tivesse nem parado para enxergar uma oportunidade para a sua empresa provavelmente estaria mais longe de alcançar seus objetivos finais.

3. Coloque as informações em uma estrutura

Após levantar os dados, analisar o seu histórico, identificar os pontos fortes, negativos, ameaças, oportunidades e definir as metas para sua empresa coloque tudo isso em uma estrutura para que você tenha facilidade de enxergar e lembrar de todos os detalhes.

Não há um formato exato para a estrutura do planejamento financeiro empresarial, mas se cabe uma dica é: Deixe-o funcional!

Um bom formato é criar uma estrutura mensal, por exemplo:

PlanejamentoMês 1Mês 1Mês 1
Vendas10.00010.50011.000
Margem3.0003.2503.500
Despesa2.2002.1002.000

Anote também tudo que for necessário “lembrar” a cada vez que o planejamento financeiro empresarial for analisado. Não deixando nenhuma informação importante cair no esquecimento.

muita atenção nesses pontos!

Principais pontos a analisar no planejamento financeiro empresarial


Uma coisa que eu quero que você lembre: você pode ter o seu planejamento financeiro empresarial estruturado bonitão, mas se ele não for analisado e revisado posteriormente, eu te digo: “nem comece a fazer”.

Como toda nova decisão, processo ou planejamento deve ser analisado para medir se realmente o que está naquela estrutura está sendo feito e se realmente está trazendo os resultados esperados.

Ao analisar o que foi planejado você pode encontrar oportunidades maiores ainda para a sua empresa ou até ameaças que nem passaram pela sua cabeça.

1. Faça um plano de ação para cada meta estipulada

Você definiu as suas metas, seja ela de aumentar as vendas, reduzir as despesas, melhorar as compras e tantas outras.

Agora é a hora de montar um plano de ação para todos esses objetivos, ou seja, como que vai ser feito na prática para atingir essas metas.

Vamos pensar no exemplo do aumento de vendas, quem irá ficar a frente dessa meta? Vai ser você mesmo, o seu gerente, algum líder, será que o restante dos colaboradores também não devem saber dessa meta de vendas?

Além disso, é preciso definir por quanto tempo o plano de ação estará em prática para poder medir se realmente está dando resultado. Vamos fazer durante a semana? 3 meses? Ou nos próximo semestre?

Se a meta é aumentar as vendas, precisamos fazer ações comerciais para que isso aconteça. Mas como essas ações vão ser divulgadas? Vamos focar nas redes sociais ou na própria loja?

São perguntas que devem ser respondidas para que você monte o plano de ação viável com o seu planejamento financeiro.

Com o plano de ação em mãos, envolva sua equipe e venda a ideia para eles, aliás, você não vai conseguir crescer sozinho.

2. Acompanhe periodicamente o planejado e o realizado

A partir de agora é o momento de você acompanhar o que foi planejado e como está sendo realizado todos esses processos.

Com os planos de ações sendo colocados em prática você irá identificar se está dando resultado aquilo que planejou.

Se a sua meta era o aumento de vendas, veja ao final de mês como foi o seu faturamento e compare com o histórico da sua empresa que foi levantado lá no início do planejamento financeiro empresarial.

Você vai enxergar se as ações tiveram algum retorno. E se não tiveram, será que foram feitas da maneira correta ou foram ações previamente planejadas de forma errônea?

Com essa resposta podemos partir para o terceiro ponto de análise.

3. Conforme mudanças de cenários, adapte o planejamento financeiro empresarial

Conforme equívocos e decisões erradas começam a vir à tona - sim, todos os planejamentos estão sujeitos a isso - não há problema em adaptar os seus planos de ações, metas ou até mesmo o seu planejamento financeiro.

O mundo empresarial é super dinâmico e novos cenários surgem a todo momento, portanto esteja preparado para mudanças e correção de alguns caminhos.

Talvez você tenha iniciado o seu planejamento financeiro empresarial e dentro das suas ameaças não existia nenhum concorrente muito evidente.

E depois de 3 meses surge um novo concorrente no bairro ao lado de onde fica a sua loja. Uma nova ameaça emergiu e você precisa alterar o seu planejamento.

Um vírus surgiu na China e que se espalhou pelo mundo todo causando mudanças radicais na vida de todas as pessoas. Ninguém esperava por isso, não é mesmo? E se isso tivesse acontecido durante o seu planejamento financeiro empresarial, não haveria mudanças a serem realizadas?

Com dinamismo empresarial atual é imprescindível que se adapte o mais rápido possível para qualquer tipo de giro que a sua empresa possa vir a dar, seja por parte do próprio ambiente interno ou pelo ambiente externo.

bônus

Planilha de planejamento financeiro empresarial


E pra te ajudar nessa nova jornada que você acabou de aprender, vamos disponibilizar uma planilha de planejamento financeiro empresarial inteiramento grátis para auxiliar na visualização financeira da sua empresa!

É só clicar no botão abaixo e fazer o download!

Download

Planilha Planejamento Financeiro Empresarial

Para te ajudar a planejar o financeiro da sua empresa, preparamos uma planilha base e facilitar o seu trabalho! :)

Leia em nosso blog

Como fazer DRE - Passo a passo do zero

Você vai aprender neste artigo em apenas 06 passos como fazer um DRE DO ZERO para reduzir despesas e aumentar os lucros da sua empresa!

Como fazer fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta que mostra equilíbrio financeiro da empresa. Aprenda como ter capital de giro suficiente para aumentar o lucro do seu negócio!

Como fazer fechamento de caixa

Fechamento de caixa é o processo de confrontar os registros de movimentações do caixa com a movimentação física. Aprenda como evitar que ocorra furtos!

Como reduzir custos na empresa

Reduzir custos é parte crucial para aumentar os lucros da sua empresa. Aprenda os tipos de custos e várias ideias incríveis para reduzi-las!

Operador de caixa

Saiba TUDO o que você precisa para se tornar um excelente operador de caixa! As atividades, as principais habilidades necessárias e a rotina desta função.

Contas a pagar e receber

Entenda de forma simples tudo o que você precisa saber sobre as contas a pagar e receber e ainda receba um BÔNUS EXCLUSIVO GRÁTIS para te ajudar!

Planejamento financeiro empresarial

O planejamento financeiro empresarial vai te ajudar a se preparar para o futuro. E neste artigo você vai aprender TUDO para realizar esse processo corretamente.

Capital de giro para empresas

O capital de giro para empresas é SUPER importante para ter uma saúde financeira saudável. Saiba, entenda, administre e corra menos riscos em seu negócio.

Controle financeiro empresarial

Controlar o financeiro da sua empresa não é mole, mas a gente vai te ensinar como fazer isso do zero passo-a-passo!

Como tirar a empresa do vermelho

Aprenda neste artigo estratégias rápidas e eficientes para reduzir despesas, aumentar as vendas e aumentar os lucros que vão tirar a sua empresa do vermelho.

Planilha de Gastos Empresarial

Tenha o controle dos seus gastos empresariais e todos os dados na mão para tomar boas decisões com esta planilha!

Receba conteúdo épico no seu e-mail

Diretamente no nosso QG pra você. Só os melhores conteúdos.

Obrigado! Você está inscrito em nossa lista.