O que é planejamento financeiro?
O planejamento financeiro é a ferramenta que vai te auxiliar atingir seus objetivos, seja na vida pessoal ou profissional.
Seja para amanhã, mês que vem ou para daqui a 10 anos, você precisa criar metas para alcançar os seus propósitos.
Na sua vida pessoal você provavelmente tem alguns alvos, certo?
‘’Vou comprar a minha casa própria daqui 5 anos’’
Você deve estar pensando: “planejamento financeiro? há não, isso é muito complicado…” Mas eu vou te dizer: “Não é”. E digo mais, é mais fácil que você imagina. Você só precisa responder três perguntas:
- o que é preciso fazer para atingir o objetivo?
- como fazer para atingir o objetivo?
- quando quero atingir meu objetivo?
O que é preciso fazer para atingir esse objetivo?
Bem, para comprar uma casa eu preciso ganhar uma determinada quantia de dinheiro.
Como vou fazer para juntar essa quantia de dinheiro?
Bom, eu vou economizar uma parte do meu salário, buscar uma promoção na minha empresa para aumentar a minha remuneração, me capacitar para novas oportunidades profissionais, fazer brigadeiros e vender nos finais de semana, etc.
Quando quero comprar minha casa?
Desejo comprar minha casa no máximo em cinco anos.
Resumo da ópera: Eu quero comprar a minha casa que eu quero custa X, preciso levantar esse dinheiro em cinco anos. Vou dividir o valor da casa pelo número de meses desses cinco anos e vou saber o quanto irei ter que guardar a cada mês para atingir meu objetivo.
Esses passos são a base para montar qualquer planejamento financeiro, mas me diz uma coisa, e nas empresas? Será que são os mesmos passos?
Bom, isso que vamos descobrir a seguir.
Planejamento financeiro empresarial
O planejamento financeiro empresarial é um pouco mais complexo por ter algumas outras variáveis, mas os princípios são os mesmos:
- o que é?
- como?
- quando?
O planejamento financeiro empresarial vai te direcionar a atingir objetivos, como por exemplo, expansão do seu negócio, aumentar o lucro, compra de novos equipamentos, entre outros.
“Ah tá, você tá falando que se eu não tiver um planejamento financeiro empresarial eu não vou atingir nenhum dos meus objetivos?”
Bem, se eu precisar encontrar um endereço no centro de São Paulo, sem ter nenhum aplicativo de mapa em mãos, certamente eu encontraria, mas não quero nem imaginar o quanto tempo isso ia demorar. Já com o google maps em mãos, chegaria num instante.
O planejamento financeiro empresarial será o seu “Google maps” para atingir seus objetivos.
Então, se essa é sua necessidade hoje, não erre o caminho, vem comigo que eu vou te falar como montar o seu próprio planejamento financeiro empresarial.
Mas antes me diz? Como planejar? Quanto tempo deve ter meu planejamento financeiro?
Qual o prazo ideal para um planejamento financeiro empresarial?
Não existe um período padrão para montar um planejamento financeiro empresarial.
Vai depender da necessidade de cada empresa, você pode ter um planejamento para 6 meses, 1 ano ou 10 anos. O importante é identificar qual é a sua realidade, estrutura e onde quer chegar.
A grande sacada é ter um planejamento macro, ou seja, pensando em longo prazo - Ser a maior rede de Supermercados da minha cidade em 10 anos - e “distribuir” esse planejamento em objetivos menores de curto e médio prazo - No primeiro ano quero atingir X de lucro líquido acumulado.
Com essa quebra do planejamento financeiro empresarial fica muito mais fácil de alcançar o objetivo maior, pois você vai atingindo as metas menores e obtém vitórias dentro do ciclo. Isso vai atestar que você está no caminho certo.
O que é preciso para fazer um planejamento financeiro empresarial?
Primeiramente vale separar duas questões básicas: o propósito e a estrutura.
O propósito é a parte conceitual do planejamento financeiro estratégico, ou seja, a definição do objetivo, a identificação de como e quando fazer.
Para isso, é necessário responder algumas perguntas, como:
Onde quero chegar?
Quais os resultados que você está tendo hoje na sua empresa?
Como está a evolução financeira?
O ambiente que o seu negócio está inserido está favorável ou está em queda?
Existem mudanças que não são controladas por você que podem interferir na sua empresa?
Essas são algumas dentre tantas perguntas que você precisa fazer para montar um planejamento financeiro mais eficiente possível.
Já a estrutura é uma representação gráfica desse propósito, ou seja, uma forma facilitadora de visualizar, monitorar e ajustar essas ideias.
Seja feito em softwares, planilhas ou caderno, o essencial é uma forma que você consiga verificar e analisar que o que foi planejado está sendo cumprido, ajustando-o conforme necessário.