Planejamento estratégico: Como funciona e qual sua importância?

O planejamento estratégico é uma técnica bastante utilizada pelas empresas, sobretudo aquelas que se vêem estagnadas, com a impressão de que nenhuma ação impacta no crescimento do negócio. Ele funciona para qualquer segmento e para empresas de todos os portes.

Um bom planejamento estratégico vai localizar sua empresa no mercado, mostrando sua situação atual. Além disso, também faz parte do processo descobrir objetivos alcançáveis para seu negócio, inclusive métodos para atingi-los.

Neste conteúdo, vamos explicar diversos aspectos do planejamento estratégico para você, ensinando a colocá-lo em prática, do zero, em sua empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia todo o material!

O que é o planejamento estratégico?


O termo “planejamento estratégico” é bastante genérico,por isso é pouco conhecido entre os empreendedores. Em essência, ele não é um processo único, mas sim uma série de análises e estudos sobre sua própria empresa, buscando encontrar oportunidades de crescimento.

Um dos principais requisitos para o planejamento estratégico dar resultado é ter um ótimo controle financeiro, e você pode clicar aqui se quiser saber um pouco mais sobre isso. Afinal, para planejar os objetivos e métodos é preciso saber de quanto recurso sua empresa dispõe para investir - inclusive prever quanto terá no futuro.

Outra característica do planejamento é sua personalização. Como cada empresa vive uma realidade diferente e, mesmo quando falamos de um único nicho, fazer um planejamento para cada caso é obrigatório.

Por que fazer planejamento estratégico?

Veja os benefícios!


Existem muitas vantagens associadas ao planejamento estratégico, mas podemos resumir todas elas em uma simples frase: você vai conhecer muito mais sobre sua própria empresa.

De fato, esse é um pré-requisito para alcançar o sucesso no mundo dos negócios, dado que, ao saber sua posição atual, fica mais fácil contabilizar crescimentos e descobrir oportunidades.

Nesta seção, vamos explicar alguns benefícios do planejamento. Veja-os a seguir!

Entender sua posição no mercado

Quando falamos em empresas de pequeno ou médio porte, a maioria dos empreendedores sabe que é pequeno, mas não consegue mensurar quanto do mercado têm em mãos.

Às vezes você pode ser uma empresa que fatura pouco e mesmo assim ser a principal escolha dos consumidores de sua região.

Faz parte do planejamento estratégico, portanto, localizar sua empresa no mercado, um conhecimento realmente valioso.

Saber onde quer chegar

As empresas de portes pequeno e médio, que faturam abaixo dos R$ 1 milhão por ano, costumam ter um ritmo de trabalho pesado, mas que não vem acompanhado de um crescimento consistente.

Por que isso acontece? A resposta é simples: não existe um foco claro nem métricas para mensurar o sucesso do negócio.

Ao realizar um planejamento estratégico, objetivos, com base em sua situação atual, serão escolhidos para seu negócio. Somente assim sua empresa vai começar a caminhar, livrando o gestor da sensação de estagnação.

Descobrir como atingir seus objetivos

Por fim, uma das maiores vantagens de realizar um planejamento é descobrir os melhores meios para atingir seus objetivos empresariais.

Sabe qual é a melhor parte disso? Após concluir as etapas anteriores, você já terá ótimos insights sobre como atingir seus objetivos sem grandes dificuldades. Ou seja, algo que estava fora de seu alcance torna-se óbvio, na maioria dos casos.

Como começar o planejamento do zero?


Se você não tem experiência com planejamentos estratégicos, a melhor opção é contratar uma empresa especializada nesse assunto. Assim você pode aprender enquanto sua empresa cresce por causa do planejamento.

No mais, para dar início você vai precisar dos seguintes “ingredientes”:

Tenha clareza quanto aos números

É essencial ter clareza sobre os números de sua empresa. Isso significa que a coleta de dados de seu negócio deve ser ótima, onde o ideal é implementar uma cultura de dados na organização.

Uma forma de solucionar problemas com informação é trabalhar com ERP. Mas essa ferramenta não é obrigatória, no lugar de um sistema use planilhas ou até mesmo um caderno, afinal, o que importa de verdade é registrar todas as contas da empresa e não a forma como será feita essa anotação.

Para te ajudar nessa tarefa, temos um outro artigo que contém uma planilha de gastos empresarial prontinha.

Defina um objetivo para seu negócio

Ter um objetivo em mente é um ponto central dentro do planejamento estratégico. Porém, seja específico e jamais saia da realidade do mercado.

Se sua empresa realiza 400 vendas mensais, ter como objetivo 420 vendas é um bom objetivo inicial.

Em suma, procure não dar passos largos demais no início - a não ser que uma oportunidade realmente boa surja no horizonte!

Analise os melhores canais de vendas para seu nicho

A internet abriu muitas portas para as empresas. Com ela temos dezenas de canais de vendas que vão muito além do e-commerce, por exemplo.

O problema é que nem todos são aplicáveis ao seu negócio. Às vezes sua empresa pode ter ótimos resultados com e-mail marketing, mas quase nenhum retorno com anúncios no Facebook.

Estude seu público-alvo e busque entender seu comportamento. Com certeza você vai encontrar os melhores canais de vendas.

Otimização do controle e da gestão empresarial

A comunicação interna é tão importante quanto a externa. De fato, alinhar os colaboradores para com os objetivos da empresa é de extrema importância para atingir seus objetivos empresariais.

De longe, a melhor forma de melhorar o controle e a gestão é através de reuniões periódicas. Nessas reuniões, busque avaliar o que foi feito, quanto trabalho ainda falta e como está o andamento do projeto.

Com as equipes engajadas, a chance de sucesso aumenta exponencialmente.

Utilize indicadores para mensurar seu progresso

Os indicadores são métricas que medem uma variável de interesse para a empresa. O maior problema com eles é sua imensa liberdade: você pode escolher qualquer coisa para ser um indicador!

Um ótimo exemplo de indicador é a quantidade de vendas no mês. Se o objetivo é aumentar as vendas, sem dúvidas esse é um dos melhores indicadores à disposição, assim como o faturamento ou lucro da empresa.

É interessante ter mais de um indicador, de forma a ter uma visão geral da empresa, mas sem se enrolar com os números. Na maioria das situações, 4 indicadores dão conta do recado - mas não se limite a este número.

Pense em métodos de tornar seu negócio automático

Para encerrar este tópico, vamos comentar um detalhe muito interessante para donos de empresas pequenas e médias, mas que também serve para grandes negócios: obter retornos sem precisar da atuação direta do dono.

Estamos falando em ligar o “automático” da empresa, de modo que ela funcione e cresça sem sua presença no estabelecimento. Neste ponto, somente você ou consultores experientes sabem a resposta para seu caso, pois é bastante particular de cada negócio.

O que não pode faltar no planejamento estratégico?


Explicamos como fazer um planejamento estratégico do zero na seção anterior, e nesta seção vamos apontar o que não pode faltar no planejamento. Tome estes itens como sendo os mais importantes para o sucesso da sua estratégia. Veja-os a seguir:

Aquisição acurada de dados

Você precisa saber de tudo que acontece em sua empresa; quantos itens são vendidos, os custos de cada venda e demais informações importantes. Somente assim será possível modelar um bom planejamento para seu negócio, cujo alicerce está nos dados.

Verifique se sua empresa tem uma boa aquisição de dados, assim como se realiza o armazenamento adequadamente e se gera insights através deles. O ponto central, de fato, é a aquisição otimizada, um elemento importante para o planejamento.

Objetivos claros

O ideal é ter poucos objetivos por planejamento, geralmente se restringindo aos mais importantes para o crescimento do negócio. Todavia, eles precisam ser claros para todos os colaboradores envolvidos.

Além disso, objetivos simples e diretos são fundamentais para o sucesso, pois impedem que os colaboradores fiquem confusos durante a execução da estratégia. Ter um método claro para alcançar o objetivo também deve ser prioridade.

Previsão de receitas futuras

Como dissemos no início deste conteúdo, o uso de recursos de forma racional é um elemento importante do planejamento estratégico. Mas isso diz respeito tanto aos que estão em caixa quanto aos que ainda não chegaram.

Então, você precisa estimar o quanto de recurso sua empresa terá em um período no futuro para viabilizar estratégias para aquele momento, ou dar continuidade às que estão em ação no presente.

Estudos sobre seu público-alvo

Por fim, temos os estudos sobre seu público-alvo, que objetivam conhecer quem são as pessoas que realmente vão comprar de sua empresa. De fato, esse conhecimento é quem vai ajudar na hora de determinar os melhores canais de vendas para seu negócio, permitindo o crescimento de sua empresa.

Um ótimo ponto de partida é estudar os clientes que sua empresa já possui, ainda mais aqueles ditos fidelizados, que preferem sua marca em detrimento das concorrentes. Essas pessoas têm informações valiosas para seu negócio.

Como mensurar os resultados?


O sucesso de sua estratégia é mensurado através dos indicadores definidos pelos gestores, que falamos um pouco mais acima neste artigo. No caso, você deve cruzar dados sempre que possível, extraindo o máximo de informações possível.

Mesmo que seu indicador principal seja a quantidade de vendas em um mês, analisar esse número junto ao faturamento e ao lucro líquido da empresa pode esclarecer muitas dúvidas. Nem sempre mais vendas resultam em lucros maiores.

Ainda restam dúvidas sobre planejamento estratégico? Converse com um de nossos especialistas!

Leia em nosso blog

Como fazer DRE - Passo a passo do zero

Você vai aprender neste artigo em apenas 06 passos como fazer um DRE DO ZERO para reduzir despesas e aumentar os lucros da sua empresa!

Como fazer fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta que mostra equilíbrio financeiro da empresa. Aprenda como ter capital de giro suficiente para aumentar o lucro do seu negócio!

Como fazer fechamento de caixa

Fechamento de caixa é o processo de confrontar os registros de movimentações do caixa com a movimentação física. Aprenda como evitar que ocorra furtos!

Como reduzir custos na empresa

Reduzir custos é parte crucial para aumentar os lucros da sua empresa. Aprenda os tipos de custos e várias ideias incríveis para reduzi-las!

Operador de caixa

Saiba TUDO o que você precisa para se tornar um excelente operador de caixa! As atividades, as principais habilidades necessárias e a rotina desta função.

Contas a pagar e receber

Entenda de forma simples tudo o que você precisa saber sobre as contas a pagar e receber e ainda receba um BÔNUS EXCLUSIVO GRÁTIS para te ajudar!

Planejamento financeiro empresarial

O planejamento financeiro empresarial vai te ajudar a se preparar para o futuro. E neste artigo você vai aprender TUDO para realizar esse processo corretamente.

Capital de giro para empresas

O capital de giro para empresas é SUPER importante para ter uma saúde financeira saudável. Saiba, entenda, administre e corra menos riscos em seu negócio.

Controle financeiro empresarial

Controlar o financeiro da sua empresa não é mole, mas a gente vai te ensinar como fazer isso do zero passo-a-passo!

Como tirar a empresa do vermelho

Aprenda neste artigo estratégias rápidas e eficientes para reduzir despesas, aumentar as vendas e aumentar os lucros que vão tirar a sua empresa do vermelho.

Planilha de Gastos Empresarial

Tenha o controle dos seus gastos empresariais e todos os dados na mão para tomar boas decisões com esta planilha!

A falta de controle financeiro está travando o crescimento da sua empresa

O controle financeiro, também conhecido como gestão financeira, usando um termo mais genérico, é o divisor de águas quando falamos em crescimento de empresas. Afinal, é o cuidado com o fluxo de dinheiro que permite poupar e investir, ao passo que se conhece os custos da operação.

Planejamento estratégico: Como funciona e qual sua importância

O planejamento estratégico é uma técnica bastante utilizada pelas empresas, sobretudo aquelas que se vêem estagnadas, com a impressão de que nenhuma ação impacta no crescimento do negócio. Ele funciona para qualquer segmento e para empresas de todos os portes.

Receba conteúdo épico no seu e-mail

Diretamente no nosso QG pra você. Só os melhores conteúdos.

Obrigado! Você está inscrito em nossa lista.