Tenha clareza quanto aos números
É essencial ter clareza sobre os números de sua empresa. Isso significa que a coleta de dados de seu negócio deve ser ótima, onde o ideal é implementar uma cultura de dados na organização.
Uma forma de solucionar problemas com informação é trabalhar com ERP. Mas essa ferramenta não é obrigatória, no lugar de um sistema use planilhas ou até mesmo um caderno, afinal, o que importa de verdade é registrar todas as contas da empresa e não a forma como será feita essa anotação.
Para te ajudar nessa tarefa, temos um outro artigo que contém uma planilha de gastos empresarial prontinha.
Defina um objetivo para seu negócio
Ter um objetivo em mente é um ponto central dentro do planejamento estratégico. Porém, seja específico e jamais saia da realidade do mercado.
Se sua empresa realiza 400 vendas mensais, ter como objetivo 420 vendas é um bom objetivo inicial.
Em suma, procure não dar passos largos demais no início - a não ser que uma oportunidade realmente boa surja no horizonte!
Analise os melhores canais de vendas para seu nicho
A internet abriu muitas portas para as empresas. Com ela temos dezenas de canais de vendas que vão muito além do e-commerce, por exemplo.
O problema é que nem todos são aplicáveis ao seu negócio. Às vezes sua empresa pode ter ótimos resultados com e-mail marketing, mas quase nenhum retorno com anúncios no Facebook.
Estude seu público-alvo e busque entender seu comportamento. Com certeza você vai encontrar os melhores canais de vendas.
Otimização do controle e da gestão empresarial
A comunicação interna é tão importante quanto a externa. De fato, alinhar os colaboradores para com os objetivos da empresa é de extrema importância para atingir seus objetivos empresariais.
De longe, a melhor forma de melhorar o controle e a gestão é através de reuniões periódicas. Nessas reuniões, busque avaliar o que foi feito, quanto trabalho ainda falta e como está o andamento do projeto.
Com as equipes engajadas, a chance de sucesso aumenta exponencialmente.
Utilize indicadores para mensurar seu progresso
Os indicadores são métricas que medem uma variável de interesse para a empresa. O maior problema com eles é sua imensa liberdade: você pode escolher qualquer coisa para ser um indicador!
Um ótimo exemplo de indicador é a quantidade de vendas no mês. Se o objetivo é aumentar as vendas, sem dúvidas esse é um dos melhores indicadores à disposição, assim como o faturamento ou lucro da empresa.
É interessante ter mais de um indicador, de forma a ter uma visão geral da empresa, mas sem se enrolar com os números. Na maioria das situações, 4 indicadores dão conta do recado - mas não se limite a este número.
Pense em métodos de tornar seu negócio automático
Para encerrar este tópico, vamos comentar um detalhe muito interessante para donos de empresas pequenas e médias, mas que também serve para grandes negócios: obter retornos sem precisar da atuação direta do dono.
Estamos falando em ligar o “automático” da empresa, de modo que ela funcione e cresça sem sua presença no estabelecimento. Neste ponto, somente você ou consultores experientes sabem a resposta para seu caso, pois é bastante particular de cada negócio.