Atendimento ao cliente
São várias atividades dentro da sua rotina que compõe essa função tão importante para uma empresa.
Mas a primeira que quero te falar é o atendimento ao cliente.
Na jornada de compra de uma pessoa, passar pelo caixa é uma das últimas fases. Ela pode ter ficado satisfeita com os produtos que encontrou, com os preços, com a limpeza da loja e tanto outros pontos, mas se ela for mal atendida no caixa tudo foi por água abaixo.
As principais características para você ser um operador de caixa de excelência são:
Seja simpático: o simples fato de você ser simpático e bem-humorado lhe geram uma ferramenta a mais para a sua função. Afinal, alguém gosta de chegar em algum lugar e ser atendido por um profissional “carrancudo”? Eu acho que não…
Demonstre vontade de ajudar o cliente: a pró-atividade de alguém prestativo faz toda a diferença para o cliente, por isso, se esforce ao máximo para ajudar o cliente enquanto ele estiver no seu caixa
Releve “caras feias”: a melhor defesa para o mau humor é o respeito e bom humor. Mantenha isso como regra, que será um diferencial para sua função.
Registro das mercadorias
O segundo ponto é registrar todas as mercadorias que o seu cliente está comprando. Isso a princípio é o mais simples, mas deve se ter alguns cuidados.
Você precisa ser ágil, pois ninguém gosta de aguardar na fila de um caixa, não é mesmo? Imagina formar uma fila enorme por você estar registrando os itens de maneira muito lenta. Já pensou?
Mas, enquanto você precisa ter agilidade, é necessária muita atenção para não passar nenhuma mercadoria em duplicidade ou esquecer de registrar alguma coisa.
Recebe o pagamento
Após registrar todas as mercadorias é a hora de receber o pagamento do seu cliente.
Saiba as formas que a sua empresa aceita receber os pagamentos para tirar qualquer dúvida que venha a surgir neste momento.
Mais a frente no artigo, você vai aprender um pouco mais sobre os cuidados que você deve ao realizar esta atividade.
Emite a nota fiscal para cliente
Bom, pagamento feito. Agora você precisa emitir a nota fiscal para o seu cliente.
Na maioria das empresas de atendimento ao consumidor final, há a emissão do cupom fiscal, o famoso “ticket”. Esse documento tem a mesma validade que a nota fiscal convencional.
Verifique com sua empresa se é obrigatório ou não solicitar ao cliente se ele quer o CPF na nota. Alguns estados determinam essa questão, lembrando que é opção do cliente informar ou não essa informação.
Já na nota fiscal convencional, o CPF ou CNPJ é obrigatório, porém, se você trabalhar numa empresa que necessite esse tipo de procedimento, certamente será orientado da maneira correta.
Controle financeiro do seu caixa/organize o seu caixa
É muito importante que você deixe seu caixa organizado.
Durante o dia várias movimentações são feitas. Notas de diferentes tipos e valores saem e entram a todo o momento, entre tantas outras movimentações que existem e que você irá aprender mais a frente neste artigo.
O que eu quero te dizer é para não deixar o seu caixa de qualquer jeito.
Por exemplo, você irá precisar realizar algum troco para o seu cliente e todas as suas notas estão bagunçadas e não estão separadas. Imagina o tempo que você irá perder para se encontrar no seu próprio caixa.
Além de te prejudicar durante o dia, irá te prejudicar e muito no fim do seu expediente, no famoso fechamento de caixa.
Operador de caixa deve saber o que sua empresa vende
Sim, é muuuuito importante você saber o que a sua empresa vende.
Lembra da função de atender bem o seu cliente? Então, qualquer dúvida que ele tenha sobre os produtos é legal que você saiba pelo menos o básico para ajudá-lo.
Vamos pensar em um exemplo: em um supermercado você precisa saber as diferenças entre os 3 tipos de bananas que a empresa vende.
Mas calma, eu sei que às vezes é complicado diferenciar entre maçã gala, maçã fuji e red, principalmente se é a primeira vez que você trabalha nessa função. Se estiver com dificuldade peça para o seu superior algum cartaz com as imagens de cada uma para você não cometer nenhum erro.
Para quem o operador de caixa deve se reportar?
Você sempre deve seguir a hierarquia da empresa já estabelecida.
Geralmente, algum colaborador é encarregado por todas os operadores de caixa. Seja o gerente da loja ou um frente de caixa mais experiente.
Como em toda função, se relacione bem com os seus colegas de trabalho. Por muitas vezes serão eles que irão te ajudar em momentos que você não sabe o que fazer.
O seu superior por muitas vezes estará ocupado resolvendo alguns outros problemas, portanto recorra aos seus colegas para auxiliá-lo.