O smartphone é uma ferramenta extremamente comum hoje. E na última década ela se tornou ainda mais acessível, com a enxurrada de modelos que invadiu o mercado. E é por meio dos dispositivos móveis que muitos negócios são fechados.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-TIC), do IBGE, apontou que, até 2019, 3 em cada 4 brasileiros acessaram a internet de alguma maneira. Desses, 98,1% o fazia pelo telefone celular.
Hoje é fácil comprar, vender e fazer transações financeiras com um smartphone. É aí que o mercado digital encontra o seu fôlego. Para definir de forma simples: mercado digital é o conjunto de processos comerciais (venda, compra, troca, etc) que utiliza, em algum momento, a internet.
É um método ou um local de compra e venda de produtos. Alguns desses locais são os sites de e-commerce e também as redes sociais. O mercado digital procura se valer da alta quantidade de pessoas para apresentar produtos. Sua principal característica é a existência de uma grande rede de pessoas, produtores ou comerciantes, suprindo as necessidades dos consumidores.
Pode parecer que se trata de um segmento novo, mas na verdade não é bem assim. Grandes empresas já estão há algum tempo praticando o mercado digital , sempre com a intenção de oferecer um atendimento com alta qualidade e modernidade, atraindo e fidelizando.
Nesta era da informação, as oportunidades de interagir e trabalhar com o que é digital trazem o que pertence ao mundo físico para o virtual. Hoje se encontram muitos dos serviços do mundo real no formato digital. Pense por exemplo nos antigos alugueis de filmes, substituídos pelo streaming. Lembre-se também das corridas de táxi, hoje contratadas por aplicativo. A cara destes serviços mudou, sem prejuízo da qualidade na prestação.
Se você sente que a sua empresa não está progredindo nesses quesitos, fique sabendo que é fácil operar no mercado digital, oferecendo opções seguras para comprar, vender, pagar e divulgar. Mais adiante, você vai entender como é possível se destacar nele.