Dicas infalíveis para pequenas indústrias melhorarem seus resultados

Nem só de grandes indústrias vive o Brasil! Pelo contrário, as pequenas indústrias possuem um papel muito importante em nosso país, já que além de fortalecer economicamente as regiões menores e auxiliar na criação de empregos - essas empresas contribuem de forma bastante significativa na economia - tanto a nível estadual, quanto a nível nacional.

Pesquisas realizadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), para o Panorama da Pequena Indústria, mostram que o segmento de indústrias de pequeno porte teve uma evolução bastante positiva no segundo semestre do ano passado, tendo um desempenho de 46,5 pontos - resultado esse que ficou acima da média do primeiro trimestre (43,9 pontos).

Para que as pequenas indústrias continuem operando neste nível positivo de crescimento é indispensável que a pequena indústria busque inovações e soluções que tragam melhorias nos processos de produção, bem como proporcionar diferenciais que geram competitividade frente aos concorrentes.

Se você possui uma pequena indústria e visa melhorar seus resultados, não deixe de ler as dicas que selecionamos neste artigo.

Melhora de resultados e os caminhos para atingir esse objetivo


Aumentar a produtividade e apresentar resultados cada vez mais positivos nas pequenas indústrias é um dos objetivos mais visados por proprietários, diretores e gestores de empresas deste segmento.

Mas para atingir esse objetivo com maestria, são necessárias a adoção de algumas medidas e adequação de aspectos relevantes na indústria, confira a seguir quais são eles.

Procure fornecedores de confiança

Para aprimorar a linha de produção das pequenas indústrias, um passo fundamental é a escolha de bons fornecedores - isso confere eficiência para as etapas anteriores ao processo produtivo, além de ser uma forma de selecionar as empresas que atendem às demandas da pequena indústria - sejam no quesito qualidade - seja na agilidade da entrega.

Mesmo que à primeira vista um fornecedor pareça mais caro, avalie outros aspectos e não somente o valor, pois muitas vezes, tal fornecedor possui um trabalho mais adequado à sua indústria e pode acabar sendo mais vantajoso do que um que seja financeiramente mais conta - às vezes o barato pode sair caro!

Utilize o conceito do MVP a seu favor

O conceito MVP vem do inglês Minimum Viable Product ou produto mínimo viável na tradução para o português.

Esse conceito trata da criação de uma versão básica do seu produto utilizando o mínimo possível de tempo e recursos para ser lançado rapidamente no mercado para verificar se o público aceita bem o produto - evitando desperdício de tempo e dinheiro - caso ele não caia no gosto popular.

O MVP é uma versão provisória do seu produto que tem apenas os recursos mínimos para atender a clientela da sua indústria de forma satisfatória - assim você testa o mercado numa situação real e avalia se realmente vale a pena ou não continuar investindo nessa ideia.

Se você tiver feedbacks positivos então é sinal verde para seguir em frente com o projeto. Caso contrário, pare e reavalie a fim de descobrir o que deve ser melhorado.

Se você pretende colocar um MVP em prática na sua pequena indústria, você precisa seguir alguns passos:

Nunca esgote sua capacidade de produção

Ao contrário do que se pensa, estar sempre com a corda no pescoço, com prazos apertados, devido a alta carga de produção não é o ideal. Mas porque?

Por que a produtividade da pequena indústria deve estar sempre um tanto abaixo da capacidade total, para que, caso haja picos elevados de demanda, você não terá problemas para atender os mesmo com qualidade e atenção necessárias.

Foque na cultura de comunicação em via de mão dupla

Comunicação é um ponto fundamental em toda e qualquer indústria - nas pequenas então, esse ponto torna-se ainda mais importante.

Sua comunicação com os colaboradores precisa ser uma via de mão dupla, sempre dando abertura ao diálogo, com honestidade e clareza. Proporcione aos seus funcionários a confiança e segurança para que eles se sintam confortáveis para compartilharem sugestões e observações.

Isso faz com que eles se sintam respeitados e possam te informar sobre possíveis problemas sem receios.

Investimentos na sua equipe devem ser constantes

Aperfeiçoamentos, treinamentos e oportunidades de melhoria sempre são bem vindos e auxiliam de forma possibilitar uma flexibilização da equipe, fechando lacunas nas habilidades dos colaboradores.

Quando toda a equipe de funcionários pode ser realocada para outras operações ou maquinários, em qualquer momento de acordo com as necessidades da indústria é excelente, já que isso reduz o tempo de produção.

Traga novos talentos para a empresa

Invista em programas que tragam estagiários e jovens para a sua indústria, isso é ótimo, pois muitos diretores de pequenas indústrias se preocupam em atrair determinados tipos de talentos, portanto use isso a favor do seu negócio.

Esse tipo de contratação tem se tornado progressivamente mais comum em indústrias de pequeno porte - e para os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho isso torna-se bastante atrativo.

Tenha um site bacana e um blog da sua indústria

Somente a criação de um site funcional e atraente não é o suficiente - ele também precisa estar visível para seus clientes, aparecendo nos mecanismos de pesquisa online.

Se você não sabe, é hora de aprender sobre SEO, assim sua indústria aparecerá para quem buscar os produtos que você oferece.

Ter um blog com artigos relacionados ao seu nicho de mercado também é uma ótima maneira de atrair possíveis clientes e fazer com que eles se interessem pelo seu produto.

Use vídeos e fotos de seus produtos

Vídeos explicativos bem feitos e editados com cuidado para divulgação dos seus produtos para a clientela em potencial podem aumentar suas vendas - e isso é comprovadamente eficaz.

E a opção de investir em fotos e vídeos divulgando seu portfólio de produtos não é dispendioso, pois a gama de equipamentos e as ferramentas de edição são acessíveis atualmente, inclusive existindo muitos aplicativos que auxiliam nessa parte - e o melhor de tudo - gratuitos.

Crie uma conexão com sua comunidade

Para indústrias de menor porte, é super importante criar estratégias de marketing com uma pegada mais pessoal - que tenha um senso de comunidade e dê aquela sensação de pertencimento.

Para tal intento, você pode atuar de distintas formas:

Tenha um E-commerce

Diversificar o seu portfólio de lojas online e utilizar-se de mais de uma plataforma de vendas para seus produtos pode aumentar exponencialmente suas chances de captar clientes.

Procure também oferecer distintas versões de seus produtos, pois a oferta de diferentes versões, com variedade de preços - atinge uma camada maior de pessoas e auxilia a aumentar a sua audiência.

Faça um investimento em pesquisas

Pequenas indústrias podem - e devem - realizar investimentos em pesquisas, para aprimorar a qualidade dos produtos e atender com excelência seu público.

O perfil do consumidor vem passando por significativas mudanças ao longo dos últimos anos - algumas delas bastante importantes:

Independente de qual seja o setor industrial onde sua empresa atue é importante estar atento às mudanças e é aqui que investir em pesquisa faz toda a diferença.

Crie metas de curto, médio e longo prazo

Criar metas é importante e é parte imprescindível da gestão estratégica das pequenas indústrias, pois é através delas que torna-se possível projetar resultados mais eficientes e instigar os colaboradores.

Essas metas precisam ser divididas por tempo:

E por persona atuante:

Essas divisões permitem avaliar com mais assertividade os resultados e melhoras os mesmos.

Mas antes de estabelecer essas metas você precisa conhecer a fundo seus indicadores e definir seus desafios. Um desafio não é nada sem a presença de um indicador e uma meta. Previamente do passo de se chegar nas metas, são necessários criarem-se desafios de longo prazo e indicadores.

Isso para que ao se estabelecerem as metas, elas possam ser devidamente direcionadas por:

e consigam contemplar os meios e instrumentos necessários para seu atingimento - com premiações e ações de reconhecimento aos envolvidos.

Conheça e controle seus gastos de maneira bem detalhada

Para conhecer todos os gastos da sua indústria, mesmo que ela seja de menor porte é uma tarefa exaustiva, que exige controles rígidos de todos os departamentos, a fim de que o registro ocorra de forma coerente com os custos.

Dessa forma, serão gerados relatórios gerenciais que irão permitir uma análise orçamentária e um plano de ação para novos investimentos ou melhorias na empresa.

Ao separar o custo de mão de obra, direta ou indireta e administrativa poderão ser mensurados custos e despesas com mão de obra fixa e variável para avaliação e adequação - caso mostre-se necessário.

Conheça a fundo seus números

Esse item complementa o anterior, pois custos como:

precisam ser monitorados de forma constante, visando manter a lucratividade da indústria. Conhecer a fundo seus números sempre é importante para tomadas de decisão de qualquer natureza e descobrir com eficácia onde concentrar os esforços para otimização dos resultados da indústria.

Faça acompanhamento da produtividade de seus colaboradores

Funcionários motivados são mais produtivos - esse é um fato inegável.

Mas a pergunta chave aqui é: como fazer isso? Isso é um desafio constante - como motivar a equipe de forma que a produtividade esteja sempre crescendo?

Várias ações são necessárias para atingir esse objetivo para que seus colaboradores sejam mais comprometidos e mais produtivos, abaixo temos algumas bem importantes:

Fique ligado nas novas tecnologias

Novas tecnologias são parceiras para melhorias de qualquer negócio, já que facilitam os processos, a gestão e alavancam a produtividade das pequenas indústrias.

Caso sua indústria ainda não seja adepta de novas tecnologias ela precisa investir e procurar soluções mais modernas - independente de qual seja o seu segmento.

Lembre-se de que no cenário empresarial da atualidade, quanto mais automatizada e moderna sua indústria for, mais competitiva ela estará no mercado e também mais preparada para os desafios futuros.

A automação industrial é uma realidade e está cada vez mais dominante no mercado, ela se junta com a tecnologia da informação e a inteligência artificial. Essa evolução é uma constante nas últimas décadas e faz-se necessária a fim de acompanhar a evolução da sociedade e suas exigências.

Tenha uma gestão efetiva do seu fluxo de caixa

Realizar um mapeamento preciso do fluxo de caixa da sua indústria é algo que contribui significativamente para um crescimento constante e obtenção de resultados positivos para sua indústria.

Um bom controle financeiro é importante em vários aspectos:

Com esses dados bem descritos e registrados, sua indústria terá uma visão do presente bastante realista sobre o panorama financeiro e projeções mais assertivas do futuro:

Podendo assim tomar decisões importantes sobre:

Essa análise, quando bem feita, permite ainda o controle do ciclo financeiro da empresa: volume total de vendas e recebimentos e se os prazos estão adequados aos volumes de compras e prazos de pagamento.

Também torna-se possível ter uma ideia acerca da taxa de inadimplência e se ela está afetando o ciclo operacional da sua indústria, o que pode acarretar a ações que façam os devidos ajustes.

Ou seja, com todo o exposto neste tópico - é controlando assertivamente o ciclo financeiro e conciliando-o com o fluxo de caixa que fica mais simples gerir suas contas.

Tenha conhecimento sobre seus custos diretos e indiretos

Ao fazer a precificação de venda dos produtos da sua indústria, é de grande importância que se tenha conhecimento dos custos e despesas envolvidos (todos eles!) de forma a garantir que sua margem de lucro estabelecida seja realista e não cause prejuízos.

Para as indústrias - mesmo as de menor porte - é utilizado um método de cálculo de custo chamado cost breakdown - custo por repartição - que possibilita que seja feita uma análise total dos custos e toda a composição que virá a formar o preço final do produto.

Esse método realiza uma análise dos elementos de custo (conhecidos também como fatores de custo) que são:

Ao utilizar-se do método de cost breakdown, as pequenas indústrias conseguem avaliar corretamente se o preço de venda está de acordo com o mercado e se os resultados estão sendo atingidos conforme esperado.

Essa análise também é importante já que permite explicar aos clientes possíveis flutuações de preço que venham a ocorrer e oferecer produtos com preços mais competitivos o que consequentemente vai atrair mais clientes para seu negócio.

Com seus custos bem calculados torna-se possível também estabelecer uma margem de lucro de cada cliente da carteira.

Parceria com boas assessorias contábil e financeira são importantes

Os processos contábeis de uma indústria — seja ele de ordem:

são obrigações de caráter legal e inerentes ao trabalho do contador - porém, quando se fala na entrega de valor ao empresário, somente a conformidade não é suficiente - mas sim uma contabilidade consultiva, onde o profissionais da área fornece às empresas documentos como:

Isso deve ser feito como uma parceria, já que na ampla maioria dos casos, o empresário não tem tempo disponível para cuidar destes relatórios financeiros ou estar 100% por dentro deste processo.

Portanto, ao optar por uma análise financeira e contábil profissionalizada você conseguirá verificar se o fluxo de caixa está adequado ao ciclo financeiro e operacional da indústria. E caso sejam necessários ajustes, com uma gestão adequada pode-se alcançar resultados financeiros muito mais positivos - que consigam cobrir até mesmo despesas com serviços de terceirização.

Um assessoria contábil de qualidade também permite que o empresário verifique cada um dos componentes e:

Essas ferramentas são de uma utilidade imprescindível para a tomada de decisões importantes, como por exemplo - alteração da forma de atuação no mercado ou análise do público-alvo.

Análises financeiras como as de índices de liquidez, também permitem que seja feita uma avaliação detalhada sobre:

e oferece a possibilidade de diferenciação da lucratividade e da rentabilidade do negócio, já que a segunda relaciona-se ao retorno do capital que foi investido na sua indústria.

Dica final - Inclua a filosofia dos 5 S’s


Essa filosofia Lean é originária no Japão, e é uma excelente maneira para obter um aumento da produtividade nas pequenas indústrias.

Para pô-lo em prática a primeira meta é fazer uma cuidadosa observação da sua produção - para identificar aqueles poucos segundos perdidos em um dia - que ao final de um mês - podem se transformar em horas perdidas.

Depois dessa observação - passe para as etapas que abordaremos abaixo.

Seiri (Senso de Utilização)

Aqui o objetivo é identificar o que é de fato utilizado na cadeia de produção e fazer uma classificação desses objetivos de acordo com a frequência de sua utilização.

A seguir, deve ser feita a remoção de tudo aquilo que sobrar, gerando assim um ambiente limpo e organizado - evitando coisas que não são utilizadas.

É importante lembrar que os itens mais comumente utilizados fiquem em locais de fácil acesso aos colaboradores.

Seiton (Senso de Ordenação)

Cada item da indústria, por menor que seja, possui um lugar específico e deve ser colocado sempre nesse mesmo lugar - assim os seus funcionários não perderão tempo hábil procurando por objetos “desaparecidos”.

Se o objeto não estiver em seu devido lugar, logo ele está em utilização.

Crie hierarquias baseadas na frequência de uso das ferramentas e armazene-as de acordo com essa hierarquia.

Seiso (Senso de Limpeza)

O ambiente da sua indústria deve ser limpo, organizado e despoluído, o que leva você a estabelecer uma rotina de limpeza e remover rotinas que geram sujeira e bagunça de forma a manter o ambiente de trabalho sempre com aparência de limpeza.

Investir num ambiente bem iluminado também é essencial, já que isso auxilia a identificar a sujeira mais facilmente e eliminá-la com rapidez.

Lembrando que todos os colaboradores da sua indústria devem ser responsáveis por manter o ambiente limpo e organizado e não somente o pessoal da limpeza (serventes e auxiliares de serviços gerais).

Seiketsu (Senso de Saúde e Padronização)

A padronização da cadeia de produção deve ser feita com uma estrutura de produto legível e acessível, com linguagem clara e compreensível a todos.

O cronograma de atuação e as operações de produção devem ser definidas previamente e repassadas aos funcionários de forma clara e se possível com recursos visuais a fim de garantir o padrão de qualidade dos produtos da sua indústria.

Procure definir pessoas responsáveis pela organização, pois isso ajuda a manter a essência da organização a longo prazo.

Shitsuke (Senso de Disciplina e Autodisciplina)

Ao chegar nessa etapa o que se deve fazer é sustentar os hábitos criados nas etapas que falamos nos tópicos anteriores.

Para tanto, definir políticas da empresa e oferecer orientações claras é de suma importância para que seus funcionários tenham a motivação necessária para manter esses hábitos sem a constante intervenção da diretoria.

Momento de colocar em prática!


Após a leitura é chegada a hora de pôr as dicas que trouxemos para pequenas indústrias em prática no seu negócio.

Nossa orientação final é de que elas sejam incorporadas em etapas para alcance de maior produtividade da equipe e também para atingir os objetivos Faça a observação dos seus processos e planeje as melhorias com antecedência. Depois comenta aqui se o artigo te ajudou!

Leia em nosso blog

Como calcular preço de venda, margem e markup

Saiba TUDO sobre como calcular o preço correto dos seus produtos. Aprenda as diferenças entre margem, mark-up, markdown e CLD!

Cálculo do custo do produto fabricado

Aprenda de forma rápida o PASSO A PASSO de como calcular o custo do produto fabricado da sua padaria, confeitaria ou afins de forma correta!

14 Ideias criativas para padaria vender mais

Aprenda 14 ideias criativas para padaria que realmente geram resultados como aumento de vendas e fidelidade dos clientes! Não esqueça de aplicar a ideia bônus.

Layout de loja

Você entenderá de forma clara e objetiva a razão para tratar como prioridade tudo que envolve este processo de organização da sua área de vendas!

Como fazer encarte de supermercado

Neste artigo você vai aprender PASSO A PASSO como fazer um encarte matador! O design é importante, mas vamos focar nas estratégias para você lucrar com ofertas.

Como aumentar vendas no varejo

Todo empreendedor sabe que aumentar vendas é essencial para manter as portas abertas. É por isso que empresas ao redor do planeta procuram por técnicas e métodos para conseguir vender seus produtos. Vamos explicar várias formas para aumentar seu faturamento de maneira simples, rápida e objetiva.

Como aumentar a produtividade da equipe

Aumentar a produtividade da equipe é um tema sempre em pauta nas empresas. Afinal, equipes que produzem mais geram mais valor, permitindo à empresa crescer consistentemente.

Metas e objetivos: como definir e qual a importância

As metas e objetivos são elementos-chave dentro das organizações, permitindo que as empresas cresçam de forma consistente ao longo dos anos.

Plano de negócio: Qual a importância e como fazer

Se você é do ramo empresarial ou tem experiência no empreendedorismo, com certeza já ouviu falar em plano de negócios, não é verdade? No entanto, muitas pessoas estão tendo um primeiro contato com esse mundo, e mal sabem o básico para serem bem-sucedidas nele.

Plano de ação empresarial - a importância de você ter um e como montar o seu

A criação de um plano de ação é vital para o desenvolvimento de uma empresa, pois mais do que possuir ideias inovadoras e/ou ter potencial de sucesso no mercado, uma organização precisa saber exatamente colocar seus objetivos em prática.

Mercado Digital - Por que sua empresa precisa estar nele?

Mercado digital é um termo a que muitos empresários ainda precisam se acostumar. Não são poucos aqueles que ainda ignoram as possibilidades que os aplicativos, os marketplaces e a internet como um todo oferecem no que se refere ao comércio e à prestação de serviços.

Como aumentar vendas em empresas de serviços

Você sabe como oferecer prestação de serviços de qualidade para seu cliente? Pensa que a sua empresa presta um serviço de excelência? Se a resposta for sim, que ótimo. Mas e a opinião dos seus clientes, é a mesma? Pois é aí que o sapato aperta.

Como estruturar um processo de vendas

Independente do tipo de empresa, há um time que tem um papel fundamental para alcançar o sucesso - estamos falando do time das vendas - que tem o papel fundamental de converter as oportunidades transformando-as numa venda e consequentemente em lucro para a empresa.

Canais de vendas - O que são e qual a importância

É através dos canais de venda que o cliente passa a ter contato com a sua empresa. É aí que ocorre a atração do público que ainda não é seu cliente, mas tem intenção de compra do seu produto ou serviço.

Franquia, vale a pena investir?

Após a pandemia a situação econômica se complicou de forma significativa. Mas saiba que nem todos os segmentos foram impactados nessa recessão. Um exemplo é o setor de franquias, que vem crescendo a pleno vapor.

Como ter uma boa liderança na sua empresa

Independente se você já é líder de uma equipe ou se está se preparando para essa função, nunca é demais se informar sobre como ter uma boa liderança na sua empresa.

Precificação: Dicas de como precificar corretamente

Se você chegou até aqui, provavelmente está interessado no assunto “Precificação”, ou mais diretamente, está em busca de dicas de como precificar corretamente, certo? Em ambos os casos, esse texto pode te ajudar, muito pelo fato de que a precificação vai além de apenas colocar preços nos produtos e/ou serviços.

Dicas infalíveis para pequenas indústrias melhorarem seus resultados

Nem só de grandes indústrias vive o Brasil! Pelo contrário, as pequenas indústrias possuem um papel muito importante em nosso país, já que além de fortalecer economicamente as regiões menores e auxiliar na criação de empregos - essas empresas contribuem de forma bastante significativa na economia - tanto a nível estadual, quanto a nível nacional.

Receba conteúdo épico no seu e-mail

Diretamente no nosso QG pra você. Só os melhores conteúdos.

Obrigado! Você está inscrito em nossa lista.