Qual a importância de um controle financeiro empresarial?
A saúde financeira de uma empresa é a base para que ela cresça de forma sustentável, e mais do que isso, sobrevivam. Não controlar as finanças significa ficar refém de decisões financeiras baseadas em “achismo” ou feeling, e sinceramente esse não parece um caminho sensato na hora de conduzir sua empresa!
Portanto, diagnosticar e principalmente planejar as finanças do seu negócio são imprescindíveis para o sucesso dele. Então faça uma análise de todos os números do seu setor financeiro e faça o motor funcionar corretamente.
O que faz parte do controle financeiro empresarial?
Existem vários processos necessários para controlar as finanças de uma empresa. Podemos citar algumas como:
Controle do fluxo de caixa
Controle dos bancos
Controle de contas a receber
Controle de contas a pagar
Como você pode ter notado, todas essas ferramentas são processos diários. Isso quer dizer que não adianta fazer esse controle uma vez por semana ou uma vez por mês! Precisa se tornar um hábito diário, e somente dessa forma o negócio vai sair do lugar.
Se você quiser ler mais sobre fluxo de caixa, dá uma conferida no nosso artigo sobre como fazer um fluxo de caixa eficiente.
Além disso, você também pode aprender mais sobre contas a pagar e receber no nosso artigo sobre o assunto.
Preciso de um sistema para controlar o financeiro da minha empresa?
Não! Você só precisa de organização e se possível uma planilha para te auxiliar e facilitar o trabalho.
É claro que com um sistema tudo fica mais simples e eficiente. Ele serve para tomar a posição de fazer o trabalho duro de compilar os dados financeiros da sua empresa, liberando as pessoas que antes faziam esse trabalho para outras funções mais estratégicas.
Mas, se hoje a sua empresa está com problemas financeiros e não tem recursos para investir em um software especializado, utilize de planilhas para visualizar melhor todos os valores observados na sua operação.
Como a tecnologia ajuda o controle financeiro?
Atualmente o mercado de softwares financeiros já está bem evoluído. Isso quer dizer que, é cada vez mais comum, soluções simples e intuitivas para o usuário utilizar essas ferramentas.
O manuseio dessas informações dentro de uma plataforma digital especializada pode facilitar a visualização dos dados, além de fornecer um ótimo embasamento para rápidas tomadas de decisão.
Muitas vezes, a tecnologia otimiza o tempo de um colaborador que teria que fazer um trabalho muito manual, por exemplo, uma conferência valor por valor do que foi recebido em cartão, fazendo de forma automática. Assim, interligando sistemas como conta bancária, portal de operadoras de cartões e sistema de gestão. Isso contribui com mais tempo para o profissional do financeiro se dedicar a funções mais estratégicas de gerenciamento.
O que fazer antes do controle financeiro empresarial?
Antes de começar o seu controle financeiro, você pode fazer um exercício para facilitar. Identifique todos os meios de entrada e saída de dinheiro.
Por exemplo, uma mercearia poderia ter as seguintes entradas de dinheiro:
pelo caixa (ponto de venda)
pelo administrativo
pelo banco (via transferências)
E as formas de saídas de dinheiro:
pagamentos em dinheiro
pagamentos de boletos via banco
pagamentos via transferências
pagamentos via cheque.
Após identificar esses pontos, você vai fazer o controle de modo que abranja todas essas “portas” de entrada e saída de dinheiro. Assim, você “fechará” o seu financeiro.