Como ter uma boa liderança na sua empresa

Independente se você já é líder de uma equipe ou se está se preparando para essa função, nunca é demais se informar sobre como ter uma boa liderança na sua empresa.

Sem contar que, não importa o tamanho ou porte do seu negócio, ter um bom líder é primordial em qualquer estabelecimento.

Por isso, fizemos esse conteúdo para você entender melhor os conceitos de liderança, sua importância e benefícios.

Inclusive, listamos algumas dicas para desenvolver essa competência na sua empresa. Acompanhe!

O que é a liderança?


Liderança é a habilidade que uma pessoa detém para influenciar um time de pessoas em prol de contribuir para o alcance dos resultados do negócio.

Dizemos que um profissional tem capacidade de liderança quando ele é capaz de administrar um grupo de trabalhadores visando atingir uma determinada meta.

Ser um líder realmente não é uma função fácil, haja vista que mais que adquirir habilidades, é necessário apresentá-las aos demais membros, de modo que eles disseminem essas competências ao longo do anos.

Qual a importância de um líder para uma empresa?

Um líder em uma empresa tem um papel de grande relevância, haja vista que ele exerce uma figura de influência visando bater as metas do empreendimento.

É importante acentuar que essa autoridade deve ser algo natural, o que não inclui ameaças ou pressões sobre os colaboradores.

A liderança desperta ações voluntárias numa equipe, de forma que as ações exercidas por todos determinam os bons resultados do período.

Quais os benefícios que a liderança traz para uma empresa?

A liderança traz inúmeros benefícios para uma empresa. Entre eles, temos:

Dicas de como desenvolver uma boa liderança no seu negócio


Ser um bom líder não é algo que se conquista do dia para noite, mas sem dúvida existem atitudes e posturas que fazem um profissional se destacar como um líder de sucesso. Veja as dicas que separamos para você:

Seja um LÍDER, não um chefe

Mais que títulos diferentes, líderes e chefes têm diferentes posturas e formas de agir.

O chefe é aquela pessoa que tem uma postura mais direta, que está sempre fiscalizando, cobrando e que principalmente se coloca como a pessoa mais importante para o sucesso do empreendimento.

Já o líder é justamente o contrário. Ele até é diretivo, porém tem diversas qualidades necessárias para a manutenção de um ambiente organizacional tranquilo, como a capacidade de ouvir, motivar e inspirar pessoas.

Devido a isso, é comum que as empresas estejam acabando com os cargos de chefe.

Isso se deve porque essa atitude autoritária não contribui para o cenário atual dos negócios, que demandam empatia, orientação assertiva e a valorização dos empregados.

Um bom líder é uma pessoa que, apesar do cargo de autoridade, não usa disso apenas para bem próprio, mas sim para estreitar os laços profissionais com toda equipe.

Ou seja, ele atua ajudando na resolução de conflitos e na execução de responsabilidades.

Sendo assim, nunca se buscou tanto por indivíduos com capacidade de liderança, uma vez que engajar os profissionais e extrair o melhor deles não é algo a ser feito por qualquer pessoa, a não ser por um LÍDER.

Mostre respeito para ser respeitado

Que as empresas visam o lucro, isso é verdade, no entanto, nem só disso se baseiam as relações de trabalho.

Afinal, é preciso respeito em todos os ambientes e isso não seria diferente na empresa.

Logo, se você busca ser um bom líder, deve praticar o respeito com todos sempre, sem distinção.

Já dissemos da diferença entre líder e chefe, e nunca é demais reforçar: agir como um chefe, sem respeito e empatia está fora de moda, até porque é algo inadmissível.

Por outro lado, saber acolher a história e experiência de cada profissional é uma atitude nobre, que só engrandece a figura do gestor empresarial.

Pratique uma boa comunicação

Um líder não se faz sem uma boa comunicação, aliás, talvez essa seja a arma mais poderosa que ele possui.

Um bom líder sabe dialogar e interagir com sua equipe, passando confiança a ela.

Muitas vezes é complicado definir metas, motivar pessoas e cobrar resultados, e é justamente nesse momento que uma comunicação assertiva entra como uma ferramenta de trabalho vital.

Isso porque, quando uma informação/ordem é passada por meio de uma conversa que passe confiança, a chance de engajamento é ampliada.

Ademais, quando o líder sabe ser simpático e coerente, fica até mais simples distribuir as tarefas com os liderados.

Conheça seus colaboradores

Antes de liderar qualquer pessoa, é fundamental conhecer a pessoa que está por trás do funcionário.

Um líder é reconhecido por sua humanidade, por isso, busque entender as características e demandas de cada membro da sua equipe.

Líderes de verdade sabem ouvir opiniões diferentes e não se sentem maiores por estarem onde estão.

Pelo contrário, usam de seu posto para transmitir conhecimentos e abre portas para sugestões e conselhos.

Além de serem ouvidos, os funcionários desejam uma opinião sobre seus desempenhos.

Nesse contexto, uma boa maneira de mostrar que está interessado no desenvolvimento dos colaboradores é dar feedbacks constantes sobre o trabalho exercido por eles.

Isso ajuda os mesmos a terem um norte sobre o que precisa ser melhorado ou reforçado.

Ademais, a falta de feedback deixa margem para uma carreira desmotivante, onde não há valorização profissional.

Dê o exemplo

Se você é líder de uma empresa, só dê conselhos que realmente possa seguir.

Não seja incoerente ao ponto de recomendar uma coisa e fazer outra diferente, visto que isso prejudica a admiração e respeito do time para com você.

Um líder que tem postura respeitosa inspira seus colaboradores com seu exemplo, gerando otimismo e confiança mútua.

Outro ponto imprescindível é a sua postura enquanto pessoa pública, já que isso conta pontos na imagem que os funcionários farão de você.

Geralmente a equipe observa suas atitudes em vários lugares e por isso seu caráter não pode ser duvidoso.

Não crie metas inalcançáveis para os colaboradores

Criar metas inalcançáveis para os colaboradores pode gerar uma série de transtornos no negócio, logo, evite ao máximo cometer esse erro.

Isso porque, além de prejudicar a imagem de quem criou a meta, o líder pode desmotivar os funcionários ou até mesmo afastar os melhores talentos da empresa.

Portanto, o segredo é criar metas desafiadoras, mas que sejam sempre alcançáveis, porque dessa forma os contratados vão se engajar para bater os objetivos propostos.

Saiba delegar as tarefas

Saber delegar as tarefas é uma das tarefas mais importantes de um bom líder, já que essa atividade ajuda no progresso e desenvolvimento profissional dos trabalhadores.

Afinal, somente exercendo as suas habilidades, é que os colaboradores ganharão experiência e segurança, o que é perfeito para adquirir aprendizado e contribuir para o bem da empresa.

Logo, é necessário fazer a correta distribuição dos cargos do negócio, de modo que cada funcionário consiga dar o melhor de si na função que lhe foi atribuída.

Aqui, vão algumas recomendações:

Busque sempre estar inovando e estar atualizado

Para acompanhar as tendências do momento e aperfeiçoar as habilidades, um bom líder precisa estar se atualizando continuamente.

Com tantas tecnologias que ajudam a inovar a rotina de trabalho, nada mais útil que estudar sobre os melhores métodos do mercado.

Assim, o líder aprende novos conceitos e pode passar para o seu time, mantendo todos integrados a respeito das ferramentas do negócio.

Sem dizer que a capacitação do gestor permite que ele compreenda a posição da empresa no mercado, além de abrir espaços para treinar os colaboradores a partir dos conceitos adquiridos.

Considerações finais


Hoje nós aprendemos sobre como ter uma boa liderança na sua empresa. Como vimos, há muitas vantagens ao exercer uma postura de liderança em um negócio.

Esperamos que essas dicas sejam válidas para seu ambiente de trabalho, visto que nós as preparamos pensando na aplicação no dia a dia empresarial.

Realmente, não se constroem líderes do dia para a noite, mas é possível trabalhar um pouco a cada dia para alcançar esse objetivo!

Gostou do post? Aproveite para continuar no nosso blog e conferir um Guia Completo de Recrutamento e Seleção!

Leia em nosso blog

Como calcular preço de venda, margem e markup

Saiba TUDO sobre como calcular o preço correto dos seus produtos. Aprenda as diferenças entre margem, mark-up, markdown e CLD!

Cálculo do custo do produto fabricado

Aprenda de forma rápida o PASSO A PASSO de como calcular o custo do produto fabricado da sua padaria, confeitaria ou afins de forma correta!

14 Ideias criativas para padaria vender mais

Aprenda 14 ideias criativas para padaria que realmente geram resultados como aumento de vendas e fidelidade dos clientes! Não esqueça de aplicar a ideia bônus.

Layout de loja

Você entenderá de forma clara e objetiva a razão para tratar como prioridade tudo que envolve este processo de organização da sua área de vendas!

Como fazer encarte de supermercado

Neste artigo você vai aprender PASSO A PASSO como fazer um encarte matador! O design é importante, mas vamos focar nas estratégias para você lucrar com ofertas.

Como aumentar vendas no varejo

Todo empreendedor sabe que aumentar vendas é essencial para manter as portas abertas. É por isso que empresas ao redor do planeta procuram por técnicas e métodos para conseguir vender seus produtos. Vamos explicar várias formas para aumentar seu faturamento de maneira simples, rápida e objetiva.

Como aumentar a produtividade da equipe

Aumentar a produtividade da equipe é um tema sempre em pauta nas empresas. Afinal, equipes que produzem mais geram mais valor, permitindo à empresa crescer consistentemente.

Metas e objetivos: como definir e qual a importância

As metas e objetivos são elementos-chave dentro das organizações, permitindo que as empresas cresçam de forma consistente ao longo dos anos.

Plano de negócio: Qual a importância e como fazer

Se você é do ramo empresarial ou tem experiência no empreendedorismo, com certeza já ouviu falar em plano de negócios, não é verdade? No entanto, muitas pessoas estão tendo um primeiro contato com esse mundo, e mal sabem o básico para serem bem-sucedidas nele.

Plano de ação empresarial - a importância de você ter um e como montar o seu

A criação de um plano de ação é vital para o desenvolvimento de uma empresa, pois mais do que possuir ideias inovadoras e/ou ter potencial de sucesso no mercado, uma organização precisa saber exatamente colocar seus objetivos em prática.

Mercado Digital - Por que sua empresa precisa estar nele?

Mercado digital é um termo a que muitos empresários ainda precisam se acostumar. Não são poucos aqueles que ainda ignoram as possibilidades que os aplicativos, os marketplaces e a internet como um todo oferecem no que se refere ao comércio e à prestação de serviços.

Como aumentar vendas em empresas de serviços

Você sabe como oferecer prestação de serviços de qualidade para seu cliente? Pensa que a sua empresa presta um serviço de excelência? Se a resposta for sim, que ótimo. Mas e a opinião dos seus clientes, é a mesma? Pois é aí que o sapato aperta.

Como estruturar um processo de vendas

Independente do tipo de empresa, há um time que tem um papel fundamental para alcançar o sucesso - estamos falando do time das vendas - que tem o papel fundamental de converter as oportunidades transformando-as numa venda e consequentemente em lucro para a empresa.

Canais de vendas - O que são e qual a importância

É através dos canais de venda que o cliente passa a ter contato com a sua empresa. É aí que ocorre a atração do público que ainda não é seu cliente, mas tem intenção de compra do seu produto ou serviço.

Franquia, vale a pena investir?

Após a pandemia a situação econômica se complicou de forma significativa. Mas saiba que nem todos os segmentos foram impactados nessa recessão. Um exemplo é o setor de franquias, que vem crescendo a pleno vapor.

Como ter uma boa liderança na sua empresa

Independente se você já é líder de uma equipe ou se está se preparando para essa função, nunca é demais se informar sobre como ter uma boa liderança na sua empresa.

Precificação: Dicas de como precificar corretamente

Se você chegou até aqui, provavelmente está interessado no assunto “Precificação”, ou mais diretamente, está em busca de dicas de como precificar corretamente, certo? Em ambos os casos, esse texto pode te ajudar, muito pelo fato de que a precificação vai além de apenas colocar preços nos produtos e/ou serviços.

Receba conteúdo épico no seu e-mail

Diretamente no nosso QG pra você. Só os melhores conteúdos.

Obrigado! Você está inscrito em nossa lista.