O que é integração do colaborador?
A integração é o alinhamento de objetivos da contratação do colaborador, tanto por parte da empresa como do próprio colaborador.
É nesse momento que você vai explicar para o colaborador questões que ele precisa saber para desenvolver um ótimo trabalho. Questões essas:
- breve histórico da empresa;
- missão, visão e valores da empresa;
- apresentação da estrutura física;
- apresentação de seus colegas de trabalho;
- principais objetivos e características esperadas pela empresa;
- panorâma do caminho que o colaborador pode seguir em sua empresa.
Como e quando é realizado a integração de novos colaboradores?
Geralmente as integrações são realizadas através de reuniões antes do começo do trabalho do novo colaborador ou no primeiro dia de trabalho do mesmo.
Essas integrações podem ser feitas individualmente com cada pessoa ou com um grupo de novos colaboradores.
Além disso, algumas empresas utilizam vídeos como parte da integração, para não ter que falar todas às vezes a mesma coisa. Isso é uma boa pedida para a otimização do trabalho do RH.
Muitas pequenas empresas fazem a integração e só não chamam com esse nome. Por exemplo, um pequeno açougue, foi contratado um novo açougueiro. No primeiro dia de trabalho dele, o proprietário o levou para mostrar seu local de trabalho, quais equipamentos utilizará e quem serão seus colegas de trabalho.
No exemplo acima, foi realizado uma espécie de integração do novo colaborador, não com todos os elementos necessários mais com “parte” delas.
Benefícios da integração do colaborador
Os principais benefícios da integração de novos funcionários são:
- Evitar conflitos internos
- Funcionário entender o que vai fazer
- Maior retenção de talentos
- Redução de absenteísmo
- Aumento de produtividade
- Melhora a imagem da empresa
Imagine que você começou em um novo emprego, e simplesmente falaram para você:
“Está aqui seu crachá, pode começar a trabalhar.”
Certamente você ficaria extremamente perdido, porque, por mais que você saiba sobre a função que você foi contratado, faltam informações importantes como:
- qual setor ou área da empresa irei atuar?
- quem é meu encarregado?
- o que fazer primeiro?
Enfim, sem integração não há alinhamento, e o que vai acontecer na prática:
- conflitos de colaboradores;
- colaboradores perdidos;
- alta rotatividade;
- faltas ao trabalho;
- mau atendimento.
Vamos entender os principais benefícios de uma integração de colaboradores bem feita!
1- Evitar conflitos internos
Com o processo devidamente feito os novos colaboradores vão saber exatamente para quem eles poderão pedir ajuda ou quem irá cobrar os seus resultados do seu trabalho.
Ao conhecer ou pelo menos saber o que cada colega na empresa faz, seja diretamente ou indiretamente ligado a essa nova pessoa, mas que em algum momento possa vir a precisar ou se comunicar com ela, garante uma menor chance de conflitos e ruídos entre os mesmos.
Formar times que atuam bem juntos é uma das fórmulas para que você possa ter melhores resultados.
2 - Saber o que vai fazer
No processo de integração o ideal que o funcionário já saiba o que irá fazer nos primeiros dias da empresa.
Muitas organizações já preparam e organizam a nova rotina para os primeiros 30 dias.
Por exemplo, a primeira semana será apenas de treinamentos e conhecimento do sistema que irá trabalhar. Na segunda semana será um acompanhamento do trabalho do seu supervisor ou da função que ela irá exercer e já na terceira semana será o trabalho propriamente dito.
E por fim, a quarta semana será apresentação dos primeiros resultados ou até mesmo um feedback de como foi esses primeiros 30 dias.
Sabendo o que irá fazer, a pessoa estará melhor preparada para fazer o que dela é esperado e a empresa já enxergará ou ter uma ideia se essa nova contratação poderá trazer melhores resultados.
3 - Retenção de talentos
A integração é a primeira imagem que o seu novo colaborador tem da sua empresa. Ou seja, entenderá logo de início qual é a estrutura e cultura que a empresa possui.
Todos sabemos a dificuldade de encontrar pessoas com talento e que irão levar a empresa cada vez mais longe. Além de custoso, o processo de recrutamento e seleção é um dos trabalhos mais difíceis a serem realizados.
Imagina perder todo um trabalho e principalmente dinheiro por conta de uma integração mal feita.
Imagina perder um talento que poderia trazer 2x mais lucro nos próximos 5 anos.
E com certeza, com uma integração bem feita a chance de reter esses novos talentos é muito maior.
4 - Redução de absenteísmo
Com o novo colaborador bem integrado e principalmente muito ambientado com a empresa o número de absenteísmo (faltas de colaboradores) reduz.
A integração faz com que o colaborador entenda o objetivo dela estar na empresa e o porquê dela estar sendo contratada e assim criando um melhor relacionamento entre as duas partes.
Com isso a pessoa se sente motivada e tenta retribuir a confiança que nela foi depositada.
5 - Aumento de produtividade
O clima dentro da empresa diz muito sobre o tamanho da produtividade que os colaboradores estão apresentando.
Com uma equipe engajada, bem relacionada e sabendo exatamente o que a organização espera e tem como objetivo, a produtividade estará em constante evolução.
E é exatamente isso que um bom processo de integração traz.
6 - Melhora a imagem da empresa
Esse processo melhora a imagem da empresa de duas formas.
Seja com os seus funcionários felizes e motivados falando bem da organização para outras pessoas e isso eleva a chance de novos talentos conhecerem e desejarem trabalhar nessa empresa.
Ou através da própria sensação que os colaboradores passam para os clientes. Ao estar motivado e feliz com o seu trabalho. Um vendedor, por exemplo, irá se comunicar melhor com o cliente, irá transmitir uma maior confiança tanto nele quanto na empresa e por consequência terá mais vendas.
Quem realiza a integração de colaboradores?
A via de regra, quem é responsável por comandar a integração é o RH da empresa. Porém, é comum em pequenas empresas que não possuem um setor exclusivo de recursos humanos, a integração ser realizada pelo próprio dono do negócio.
Quanto tempo dura uma integração de colaborador?
Se preocupe em fazer a integração no menor tempo possível sem deixar de abordar nenhum ponto.
Reuniões muito extensas são cansativas, e tem pouca absorção por parte do ouvinte, então, eu diria que cerca de 30 a 60 minutos seriam suficientes. Obviamente, fazendo todo alinhamento que deve ser feito.
Para isso, procure ser o mais objetivo possível. No popular, não “encha linguiça”.