O que é uma escala de trabalho?
Escala de trabalho, também chamada de escala de revezamento, nada mais é que a organização dos dias e horários de trabalho dos colaboradores de uma empresa.
Seu principal objetivo é estruturar os turnos dos trabalhadores, atendendo o horário de funcionamento da empresa, seus “picos” de fluxo e garantindo os descansos dos colaboradores.
Qual a diferença entre escala de revezamento, escala de folga e escala de trabalho?
Não há diferença, apenas formas distintas de se referir a uma escala de trabalho.
Normalmente utiliza-se o termo escala de revezamento quando há troca de turnos, ou seja, um colaborador encerra seu horário de trabalho e outro assume.
Escala de folga, geralmente, é utilizado quando o objetivo da escala de trabalho é organizar os descansos dos colaboradores.
Independente do termo, ambas são escalas de trabalho.
Todas as empresas precisam de escala de trabalho?
Escala de trabalho não é uma escolha, quando há pelo menos um colaborador, automaticamente você terá uma escala de trabalho.
Sem uma definição de horários colaboradores ficariam “perdidos”, não saberiam horários de entrada e saída do trabalho, e também não saberiam em quais dias da semana trabalhariam.
A diferença é o modo que é gerenciado esses turnos, se é um sistema, uma planilha ou na cabeça do gestor.
O que é sistema ou planilha de escala de trabalho?
É a plataforma de organização da escala de trabalho.
Imaginamos um escritório de contabilidade com expediente de segunda a sexta das 08h00 às 18h00, com intervalo de almoço das 12h00 às 14h00. Nesse caso não temos dificuldade, pois o horário que a empresa opera é igual a rotina dos colaboradores, ou seja, todas as pessoas trabalham das 08h00 às 18h00.
Por outro lado, um supermercado que abre de domingo a domingo, das 08h00 às 21h00, é uma empresa de maior complexidade, porque os colaboradores não trabalham o período inteiro, mas sim em determinados horários, cobrindo a ausência de outro colaborador.
Vamos combinar que é quase impossível um gestor gerenciar isso tudo na cabeça, aí que entra o sistema e a planilha de escala de trabalho, fazendo a organização dos turnos dos colaboradores.
Quem é o responsável pela criação da escala de trabalho?
O porte da empresa determina quem vai ser o responsável pela criação da escala de trabalho.
Em empresas de médio a grande porte, normalmente a escala de trabalho é criada pelo departamento pessoal dentro do setor RH (Recursos Humanos) em conjunto com os líderes de setores.
Nas empresas menores, que não têm um setor de RH estruturado, geralmente esse trabalho é desenvolvido por líderes de setores, gerentes ou, até mesmo, o proprietário da empresa.
Quando fazer uma escala de trabalho?
Geralmente a escala de trabalho é criada para um mês completo, sendo aconselhável realizá-la, no mínimo, um dia antes desse período iniciar.
Entretanto, nada impede que a escala de trabalho seja criada em períodos diferentes, como semanal, a cada 15 dias ou anual dependendo do modelo do negócio.
O que é CLT e acordos coletivos? Qual devo seguir?
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é a legislação que determina as regras sobre as relações de emprego.
Acordos coletivos são normas acordadas entre sindicatos trabalhistas e empresas (ou sindicatos patronais). Estes acordos devem ser protocolados pelo Ministério do Trabalho para ter validade.
Normalmente espera-se que, um acordo coletivo realizado entre os órgãos representantes dos empregados e empresas obedeçam as normas básicas previstas na CLT, por isso, orienta-se seguir o acordo coletivo antes da CLT.
É importante estar sempre “ligado” às atualizações desses instrumentos, buscando informações com a equipe de seu escritório de contabilidade, para ter o máximo de segurança nessas decisões.