Antes mesmo da sua criação, faz-se necessário clareza e simplicidade na estrutura e no linguajar.
A equipe comercial possui o foco principal na atração de novas receitas para a empresa - portanto, não serão regras e burocracias que vão auxiliar na otimização de seus esforços
Pensar na avaliação da jornada de compra do ponto de vista do seu cliente - desde o momento do primeiro contato até a venda - você deve conhecer as etapas pelas quais o cliente passa e os gatilhos que mostram seus avanços nessa trajetória.
![]()
Importante lembrar que o último anterior deve ser conhecido meticulosamente em todos seus detalhes pois sem isso não é possível o início da criação do processo de vendas de uma empresa.
Agora passamos efetivamente aos 4 principais passos para construção e estruturação do seu processo de vendas.
1. Determinar com precisão quais são as etapas de uma venda
O primeiro passo consiste em saber em qual etapa da venda seu cliente se encontra. Não há um padrão exato do número de etapas necessárias, isso é uma variável de cada empresa.
Porém, a perspectiva do cliente pode auxiliar a esboçar este caminho, delimitando o processo em etapas claras e definidas com precisão.
Para definição das etapas, busque realizar uma avaliação dos seguintes fatores:
Diagnosticar o problema - o cliente possui clareza sobre o problema que sua empresa está solucionando?
Ter uma solução para o problema diagnosticado - o cliente percebe como a solução ofertada por você se encaixa na resolução do problema?
Alinhar valores e prazos:o prazo para o retorno da proposta oferecida foi alinhado? Existem objeções que devem ser analisadas? Houve um mapeamento do fluxo burocrático: jurídico, contratos ou pagamentos?
Definir os passos seguintes: aceita a proposta, o prazo para o pagamento foi delimitado?
Assim que forem claramente definidas as etapas desse processo, é preciso definir também os gatilhos binários - que não são passivos de múltiplas interpretações - o que auxilia a tornar visual cada etapa, bem como as regras que estabelecem o momento da venda.
![]()
Para um bom aproveitamento essas definições devem ser de fácil compreensão pela equipe de vendas para que haja uma padronização dos termos, facilitando os alinhamentos dentro do time e com a equipe gestora.
Dentro da empresa, cada colaborador tem a sua representatividade nos resultados. Os bons lucros aparecem quando os setores trabalham como um conjunto de engrenagens, mas isso só é possível com um processo de vendas bem definido.
Buscar um alinhamento entre os responsáveis, pensando no sucesso da empresa como um todo começa por definir claramente o processo de vendas, a jornada do cliente na empresa e como ele deve ser entregue pelo Marketing, as informações que sejam necessárias e os procedimentos realizados.
2. Definir os deveres dos colaboradores do time de vendas
A agenda do vendedor deve ser preenchida de forma integral com atividades que visem atingir a meta. Uma boa rotina de vendas inclui diariamente a abordagem de novos Leads - a geração de oportunidades de vendas para a empresa.
Deixar claro qual a função do vendedor e suas responsabilidades evita que ele fique sobrecarregado ou mesmo à toa. Essa definição da responsabilidade do vendedor e o seu papel na empresa precisa ser estabelecido desde o início:
- momento da geração da demanda;
- documentação necessária para viabilizar os processos;
- alinhamentos financeiros;
- interface com pós-vendas;
- etc.
Busque definir cada atividade ou processo, templates de documentos e ferramentas de apoio - todo e qualquer recurso para que o vendedor saiba com clareza quais são suas atividades.
3. Criar indicadores e níveis ideais de trabalho
Após as etapas anteriores, faz-se necessário ter uma base esperada do ritmo ideal de trabalho para que seus vendedores possam operar sem sobrecarregá-los.
Nesta etapa da estruturação do processo de vendas o ideal é ter uma visão crítica e analítica dos indicadores operacionais da sua equipe de vendas.
As principais atividades que orientam o fechamento de uma venda são aquelas que fazem com que os Leads avancem para as etapas seguintes do processo, portanto a quantidade de atividades é um importante indicador.
Os principais indicadores comerciais que buscam mensurar o ritmo de trabalho e a sua eficiência são:
- A quantidade de atividades realizadas ao longo do dia: ligações realizadas, e-mails enviados, reuniões, propostas que foram feitas…
- Visitas aos clientes e/ ou tentativas de contato telefônico;
- Número de novas entradas de Leads;
- Percentual de negócios fechados, em comparação com a entrada de novos - eficiência das vendas.
4. Formalizar o fluxo de informações do processo
Isso é necessário para evitar dupla interpretação das mensagens ou não execução das tarefas definidas. No caso do time de vendas, por exemplo, isso ocorre pelo não cumprimento de um gatilho, o que por sua vez acarreta num avanço inadequado de um Lead para uma etapa errônea.
O processo de vendas precisa de forma obrigatória ser a fonte de informações mais importante quando se fala em ditar o andamento dos leads e as regras de convivência de uma área comercial.
Também precisa ser a bússola que irá detalhar:
- informações de cada etapa do funil;
- forecast de vendas e as suas definições;
- formas de contornar uma negativa e os argumentos que serão usados;
- níveis de operação ideal - ritmo e eficiência;
- definições de posse dos Leads;
- e quaisquer outros aspectos que digam respeito à área comercial.
Ou seja, toda e qualquer informação que oriente a equipe comercial, desde o início a jornada na empresa, precisa constar nos documentos acima, a fim de manter os padrões de operação sempre nivelados.