Canais de vendas - O que são e qual a importância

Você sabe o que é um canal de vendas?

Ele é um meio pelo qual uma empresa vende para seus consumidores. Ele pode ser usado para vender produtos ou serviços, seja online ou offline.

É através dos canais de venda que o cliente passa a ter contato com a sua empresa. É aí que ocorre a atração do público que ainda não é seu cliente, mas tem intenção de compra do seu produto ou serviço.

Eles são muito importantes no cotidiano de uma empresa e fundamentais para alavancar as vendas do seu negócio.

Por isso, dedicamos o artigo de hoje especialmente para falar sobre os canais de venda - o que são e a sua importância.

Como elaborar uma estratégia eficiente de canais de venda?


Escolher os canais de venda mais adequados e que trarão melhores resultados vai depender do que mais faz sentido para o seu negócio e que vai de encontro aos interesses do seu público-alvo.

O primeiro passo é fazer as seguintes perguntas:

Faça essas perguntas e analise as respostas e perceba que outras características para descobrir qual o(s) canal(is) mais adequado(s) às especificidades da sua empresa.

Mesmo uma única empresa pode contar com diversos canais de venda, especialmente se o segmento atrai públicos alvo mais variados.

Além disso, mesmo que o cliente não efetue a compra em um canal de vendas específico, a sua marca beneficia da mesma forma devido a exposição e divulgação.

Implementar uma estratégia de canais de venda que seja eficiente, envolve planejamento. Escolher o canal ou os canais que sejam mais adequados para o seu negócio é uma decisão que precisa perpassar as especificidades do seu produto e do seu cliente.

Você deve em primeiro plano avaliar:

Com base nesses dados você irá elaborar a estratégia que irá funcionar no seu negócio. Nem sempre algo quando algo funciona numa outra empresa, irá funcionar para a sua também.

Perfil do consumidor do século XXI


O mundo está em evolução, cada vez mais rápido - principalmente na área da tecnologia - o que possibilita que surjam novos canais de vendas, novos interesses, novas maneiras de interagir e tendências inovadoras - já que o consumidor do século XXI é extremamente adaptável e constrói novos hábitos com uma velocidade impressionante.

Portanto, sua empresa pode - e deve! - investir em novas formas de conhecer melhor seu cliente - inclusive utilizando-se de ferramentas como pesquisas e captação de dados visando abordar a escolha dos canais de vendas mais assertivamente, evitando a prática da “tentativa e erro”.

Uma coisa precisa ser destacada - anote aí pois é muito importante: canais combinados têm melhores chances de um desempenho positivo. Isso se dá devido ao perfil do consumidor de hoje estar em múltiplos canais e sempre interessado em se inteirar sobre como sua empresa se comporta.

Portanto, mesmo as empresas físicas precisam considerar marcar presença nas mídias sociais e em marketplace.

Já empreendimentos efetivamente digitais percebem maiores vantagens ao optar pelo uso de estratégias como o e-mail marketing ou o Google AdWords.

Busque avaliar o que funciona melhor para o seu cliente e para o seu negócio e faça a melhor escolha.

Canais de venda direta e indireta


Existem distintas categorias de canais de vendas. É necessário que você as entenda de forma a escolher as mais adequadas para o seu negócio e aos seus objetivos e que vise otimizar os resultados.

A primeira divisão que você precisa entender e dominar é entre:

  1. canal de venda direta - onde a relação de compra é mais próxima - sem passar por intermediários.

Exemplos:

  1. canal de venda indireta - aqui a relação entre a empresa e o consumidor é feita por meio de representantes que intermediam o processo.

Exemplos:

Tipos de canais de venda online


A pandemia aumentou muito as vendas online. O distanciamento social alavancou as vendas a distância e até mesmo os mais desconfiados em comprar dessa forma acabaram por se render.

Pesquisas apontam que 57% das pessoas estão mais propensas a comprarem pela internet ou retirar em loja - até mesmo para as compras de mercearia e conveniência - setor que ainda "engatinhava" na questão das vendas online.

Ou seja, sua empresa estar presente no mundo online é imprescindível - confira alguns Canais de vendas online que selecionamos pra você.

E-commerce

Apesar do nome chique, nada mais é do que a loja virtual da sua empresa. Nesse tipo de canal de vendas, o site fica sob inteira responsabilidade da marca que vende os produtos.

O canal é comandado pela empresa e tem um layout próprio.

Marketplace

Na contramão do e-commerce, o marketplace já é formado por uma infinidade de marcas e lojas variadas.

Esse é o caso de sites como:

Para que você venda nessas plataformas, existem algumas regras de divulgação e demanda de estoque que devem ser respeitadas e variam de um site para outro.

Vale ressaltar que o marketplace é uma boa opção para trazer visibilidade à sua marca e facilita muito nas questões burocráticas - já que essas ficam sob responsabilidade do site onde os produtos serão comercializados.

E-mail Marketing

O e-mail marketing consiste no envio de e-mails para os seus leads e consumidores ou potenciais clientes.

Mas para esse canal de vendas ser efetivo, você vai precisar de uma boa base de leads, além de segmentar o envio dos emails de acordo com o momento em que cada pessoa está na jornada do comprador.

Esse canal é excelente para:

Google Adwords

Google Adwords é uma estratégia de marketing digital que funciona comprando palavras-chave para a sua marca aparecer nos resultados de busca quando o cliente procura um determinado termo.

Sites que utilizam AdWords costumam estar no topo da lista de resultados dos sites de busca - e tendem a ser os primeiros nos quais o consumidor vai clicar.

Redes sociais

Facebook e Instagram já oferecem opções especializadas para venda de produtos e serviços.

O Facebook possui o seu próprio marketplace e o Instagram, ao usar com uma conta empresarial, é possível publicar uma foto mostrando os valores dos produtos.

Com o recurso do Instagram Shopping, é possível criar uma espécie de loja nesta rede social.

Programa de afiliados

Programa de afiliados é um canal indicado para empreendimentos digitais com baixo investimento.

Os afiliados nada mais são do que pessoas que vendem produtos e serviços de terceiros no seu site ou nas suas redes sociais. O pagamento costuma ser feito pela modalidade de comissões.

Tipos de canais de venda offline


Mesmo com o boom exponencial de crescimento dos canais de vendas online, os canais offline seguem firmes e não perderam a importância. Isso porque 90% das pessoas costumam fazer uma pesquisa na internet antes de comprar nas lojas físicas. E seis em cada 10 consumidores visitam a loja física antes de comprar pela virtual.

Ou seja, as duas formas de comércio exercem influência uma sobre a outra.

Por isso agora vamos conhecer alguns dos principais canais de vendas offline.

Pontos de vendas e lojas físicas

Estas podem ser uma excelente escolha para marcas de roupas e sapatos, já que muitos clientes preferem experimentar o produto antes de fazer a compra e na certa vão optar pelo local físico ao invés do virtual.

Mesmo assim, muitas lojas físicas gostam de manter uma página nas redes sociais, onde podem mostrar novidades, atraindo e fidelizando o consumidor.

Venda direta

São as vendas como:

O contato do vendedor é direto com o consumidor através de visitas e divulgação de catálogo ou mostruário.

A equipe geralmente é de representantes comerciais sem vínculo empregatício direto e que recebem por comissão.

Telemarketing

O telemarketing é um meio mais direto de entrar em contato com o cliente. Muito usado por empresas de telefonia - ele corre o risco de ser considerado inconveniente quando feito com insistência exacerbada.

Neste canal o vendedor pode tanto efetuar uma venda quanto agendar a visita do representante comercial.

Televisão

A TV é o canal de vendas que mais recebe investimentos do marketing em território brasileiro - isso por ser um canal com um público amplo e variado, atingindo diversas faixas etárias e camadas sociais.

Sua desvantagem é que o espaço para publicidade na televisão é muito dispendioso.

Considerações finais sobre os canais de venda


Escolher um ou mesmo múltiplos canais de venda fica muito mais fácil quando você conhece bem a sua clientela e sabe os objetivos que a sua empresa busca atingir.

Fazer uma captação bem estruturada e uma análise minuciosa dos dados da jornada de compras podem auxiliar significativamente nessa tomada de decisão, facilitando-a consideravelmente

Com apoio da tecnologia, sua empresa pode tomar decisões mais assertivas e baseadas em dados. E ao utilizar os canais de vendas mais adequados para o seu negócio você ganha em produtividade e eficiência, alavancando seus lucros!

Leia em nosso blog

Como calcular preço de venda, margem e markup

Saiba TUDO sobre como calcular o preço correto dos seus produtos. Aprenda as diferenças entre margem, mark-up, markdown e CLD!

Cálculo do custo do produto fabricado

Aprenda de forma rápida o PASSO A PASSO de como calcular o custo do produto fabricado da sua padaria, confeitaria ou afins de forma correta!

14 Ideias criativas para padaria vender mais

Aprenda 14 ideias criativas para padaria que realmente geram resultados como aumento de vendas e fidelidade dos clientes! Não esqueça de aplicar a ideia bônus.

Layout de loja

Você entenderá de forma clara e objetiva a razão para tratar como prioridade tudo que envolve este processo de organização da sua área de vendas!

Como fazer encarte de supermercado

Neste artigo você vai aprender PASSO A PASSO como fazer um encarte matador! O design é importante, mas vamos focar nas estratégias para você lucrar com ofertas.

Como aumentar vendas no varejo

Todo empreendedor sabe que aumentar vendas é essencial para manter as portas abertas. É por isso que empresas ao redor do planeta procuram por técnicas e métodos para conseguir vender seus produtos. Vamos explicar várias formas para aumentar seu faturamento de maneira simples, rápida e objetiva.

Como aumentar a produtividade da equipe

Aumentar a produtividade da equipe é um tema sempre em pauta nas empresas. Afinal, equipes que produzem mais geram mais valor, permitindo à empresa crescer consistentemente.

Metas e objetivos: como definir e qual a importância

As metas e objetivos são elementos-chave dentro das organizações, permitindo que as empresas cresçam de forma consistente ao longo dos anos.

Plano de negócio: Qual a importância e como fazer

Se você é do ramo empresarial ou tem experiência no empreendedorismo, com certeza já ouviu falar em plano de negócios, não é verdade? No entanto, muitas pessoas estão tendo um primeiro contato com esse mundo, e mal sabem o básico para serem bem-sucedidas nele.

Plano de ação empresarial - a importância de você ter um e como montar o seu

A criação de um plano de ação é vital para o desenvolvimento de uma empresa, pois mais do que possuir ideias inovadoras e/ou ter potencial de sucesso no mercado, uma organização precisa saber exatamente colocar seus objetivos em prática.

Mercado Digital - Por que sua empresa precisa estar nele?

Mercado digital é um termo a que muitos empresários ainda precisam se acostumar. Não são poucos aqueles que ainda ignoram as possibilidades que os aplicativos, os marketplaces e a internet como um todo oferecem no que se refere ao comércio e à prestação de serviços.

Como aumentar vendas em empresas de serviços

Você sabe como oferecer prestação de serviços de qualidade para seu cliente? Pensa que a sua empresa presta um serviço de excelência? Se a resposta for sim, que ótimo. Mas e a opinião dos seus clientes, é a mesma? Pois é aí que o sapato aperta.

Como estruturar um processo de vendas

Independente do tipo de empresa, há um time que tem um papel fundamental para alcançar o sucesso - estamos falando do time das vendas - que tem o papel fundamental de converter as oportunidades transformando-as numa venda e consequentemente em lucro para a empresa.

Canais de vendas - O que são e qual a importância

É através dos canais de venda que o cliente passa a ter contato com a sua empresa. É aí que ocorre a atração do público que ainda não é seu cliente, mas tem intenção de compra do seu produto ou serviço.

Receba conteúdo épico no seu e-mail

Diretamente no nosso QG pra você. Só os melhores conteúdos.

Obrigado! Você está inscrito em nossa lista.