O primeiro passo é fazer as seguintes perguntas:
- Quem é o público alvo da minha empresa?
- O que esse público consome?
- Em que canais de vendas a empresa deve estar presente?
- Quais os canais que ela já tem e quais precisa ter?
Faça essas perguntas e analise as respostas e perceba que outras características para descobrir qual o(s) canal(is) mais adequado(s) às especificidades da sua empresa.
Mesmo uma única empresa pode contar com diversos canais de venda, especialmente se o segmento atrai públicos alvo mais variados.
Além disso, mesmo que o cliente não efetue a compra em um canal de vendas específico, a sua marca beneficia da mesma forma devido a exposição e divulgação.
Implementar uma estratégia de canais de venda que seja eficiente, envolve planejamento. Escolher o canal ou os canais que sejam mais adequados para o seu negócio é uma decisão que precisa perpassar as especificidades do seu produto e do seu cliente.
Você deve em primeiro plano avaliar:
- de que forma o seu cliente prefere efetuar a compra;
- quais mídias ele consome e as redes sociais onde está inserido;
- quais os fatores que o levam a efetuar a compra do seu produto.
Com base nesses dados você irá elaborar a estratégia que irá funcionar no seu negócio. Nem sempre algo quando algo funciona numa outra empresa, irá funcionar para a sua também.