Foque em eficiência nas ações comerciais
É muito comum ficarmos impressionados (e nos deixarmos levar) pelo volume dos números. Ou seja, quando vemos que nosso site teve 10.000 visualizações no mês, logo ficamos felizes. No entanto, esse número, em essência, não diz nada. De fato, seria melhor ter apenas 10 acessos que culminaram em 2 vendas, do que 10.000 acessos sem nenhuma venda.
Ser eficiente significa, nessa ótica, focar no que realmente importa em suas estratégias: a venda. Qualquer outro resultado não é interessante para a empresa — a não ser que estejamos falando de um trabalho de branding (expansão de marca).
Saiba quando persistir na venda
Se você empreende há algum tempo, deve ter notado que tudo pode ser convertido em dinheiro: conquistar clientes custa dinheiro, perder clientes também; tentar novas prospecções gasta tempo (que também é dinheiro), e assim por diante.
Então, dado que tudo envolve dinheiro, como saber quando persistir na venda? Afinal, se der errado, todo tempo e dinheiro investido vão para o ralo — e você poderia ter seguido outro caminho e alcançado melhores resultados. Infelizmente isso varia de caso para caso, e de nicho para nicho também.
Se você não tem muita experiência nesse ramo, trabalhe com um limite de persistência. Às vezes só falta uma frase bem colocada para o cliente comprar de você.
Tenha estratégias de fidelização em sua empresa
Se você está no mercado, deve ter notado que vender para pessoas que acabaram de conhecer sua empresa é bem mais difícil que para quem já comprou de você. Esse é o poder da fidelização, sendo bem direto. Sempre vão existir clientes que gostam da sua marca, que vão preferir sua empresa em detrimento das demais. Eles são verdadeiras joias para seu negócio, pois agem como amigos da empresa.
Faça de tudo para fidelizar seus clientes. O primeiro passo é saber se, de fato, o cliente gostou de sua empresa. Se sim, procure aumentar o prazer da experiência da compra, com bônus, brindes e coisas do gênero. As pessoas adoram ser apreciadas, desde que de forma natural e verdadeira.
Invista para se tornar autoridade em sua área
Nossa última dica sobre ações comerciais é: faça de tudo para se tornar uma autoridade em sua área. Isso significa dominar seu nicho a tal ponto que vão te procurar para tirar dúvidas. Aqui não existem atalhos: é preciso bastante esforço e trabalho duro. A maestria vem com o tempo — pode demorar, mas sempre chega.
Todavia, faça questão de mostrar suas habilidades para o mundo. Realize palestras, apresentações e publique conteúdos relevantes de sua área. Todos são métodos excelentes para ganhar autoridade.