Como aumentar vendas no varejo

Todo empreendedor sabe que aumentar vendas é essencial para manter as portas abertas. É por isso que empresas ao redor do planeta procuram por técnicas e métodos para conseguir vender seus produtos.

No mercado moderno, a internet, principalmente as redes sociais, é uma ótima via de comunicação. Afinal, pode-se encontrar pessoas de todos os tipos na web, o que inclui seu público-alvo.

Neste conteúdo, vamos explicar várias formas para aumentar seu faturamento de maneira simples, rápida e objetiva. Vamos abordar os seguintes tópicos:

  • Como aumentar vendas usando redes sociais?
  • Como aumentar vendas fazendo ações comerciais?
  • Quais são as melhores estratégias de SEO para aumentar as vendas?
  • Como aumentar vendas com o layout certo?
  • Como uma consultoria pode ajudar a aumentar vendas?

Boa leitura!

Como aumentar vendas

fazendo ações comerciais?


As ações comerciais, de forma genérica, compreendem todos os métodos que a empresa usa para chegar até os clientes e concretizar a venda. Como vimos, vender é parte essencial de qualquer negócio, uma de suas principais atividades.

Para ser bem-sucedido nessa empreitada, você precisa entender alguns pontos fundamentais, tais como:

  • Foque em eficiência nas ações comerciais.
  • Saiba quando persistir na venda.
  • Tenha estratégias de fidelização em sua empresa.
  • Invista para se tornar autoridade em sua área.

Vamos ver cada um deles com mais detalhes a seguir.

Foque em eficiência nas ações comerciais

É muito comum ficarmos impressionados (e nos deixarmos levar) pelo volume dos números. Ou seja, quando vemos que nosso site teve 10.000 visualizações no mês, logo ficamos felizes. No entanto, esse número, em essência, não diz nada. De fato, seria melhor ter apenas 10 acessos que culminaram em 2 vendas, do que 10.000 acessos sem nenhuma venda.

Ser eficiente significa, nessa ótica, focar no que realmente importa em suas estratégias: a venda. Qualquer outro resultado não é interessante para a empresa — a não ser que estejamos falando de um trabalho de branding (expansão de marca).

Saiba quando persistir na venda

Se você empreende há algum tempo, deve ter notado que tudo pode ser convertido em dinheiro: conquistar clientes custa dinheiro, perder clientes também; tentar novas prospecções gasta tempo (que também é dinheiro), e assim por diante.

Então, dado que tudo envolve dinheiro, como saber quando persistir na venda? Afinal, se der errado, todo tempo e dinheiro investido vão para o ralo — e você poderia ter seguido outro caminho e alcançado melhores resultados. Infelizmente isso varia de caso para caso, e de nicho para nicho também.

Se você não tem muita experiência nesse ramo, trabalhe com um limite de persistência. Às vezes só falta uma frase bem colocada para o cliente comprar de você.

Tenha estratégias de fidelização em sua empresa

Se você está no mercado, deve ter notado que vender para pessoas que acabaram de conhecer sua empresa é bem mais difícil que para quem já comprou de você. Esse é o poder da fidelização, sendo bem direto. Sempre vão existir clientes que gostam da sua marca, que vão preferir sua empresa em detrimento das demais. Eles são verdadeiras joias para seu negócio, pois agem como amigos da empresa.

Faça de tudo para fidelizar seus clientes. O primeiro passo é saber se, de fato, o cliente gostou de sua empresa. Se sim, procure aumentar o prazer da experiência da compra, com bônus, brindes e coisas do gênero. As pessoas adoram ser apreciadas, desde que de forma natural e verdadeira.

Invista para se tornar autoridade em sua área

Nossa última dica sobre ações comerciais é: faça de tudo para se tornar uma autoridade em sua área. Isso significa dominar seu nicho a tal ponto que vão te procurar para tirar dúvidas. Aqui não existem atalhos: é preciso bastante esforço e trabalho duro. A maestria vem com o tempo — pode demorar, mas sempre chega.

Todavia, faça questão de mostrar suas habilidades para o mundo. Realize palestras, apresentações e publique conteúdos relevantes de sua área. Todos são métodos excelentes para ganhar autoridade.

Como aumentar vendas

com o layout certo?


O layout, embora seja uma palavra muito empregada no mundo do design, também tem significado nas lojas. No caso, esse termo diz respeito à forma como os produtos estão organizados. Para aumentar vendas, é muito importante seguir certos padrões, tais como:

  • Facilite a visualização dos produtos.
  • Organize os itens de forma lógica.
  • Prepare pacotes de produtos.

Todos eles são vastamente empregados em lojas grandes e bem-sucedidas. Veja alguns comentários sobre esses tópicos, nas próximas seções.

Facilite a visualização dos produtos

O consumidor não pode comprar os produtos que não vê. Além disso, deixar seus itens à mostra também incita a compra, dado que às vezes o simples fato de ver leva ao desejo de comprar um item. Evite deixar produtos diferentes dispostos um atrás do outro, isso dificulta a visualização dos itens de trás, afetando o desempenho desses produtos.

Da mesma forma, tome cuidado com a altura das prateleiras. Se forem altas demais, podem impedir a visualização e dificultar na hora de colocar no carrinho; se muito baixas, causam desconforto na hora de pegar o item.

Organize os itens de forma lógica

A lógica e consistência são fundamentais, ainda mais quando falamos em vendas. Para seguir essa regra, agrupe produtos de mesmo uso (ou similares) e disponha-os próximos em sua loja.

Prepare pacotes de produtos

Por fim, uma ótima estratégia é preparar pacotes de produtos, facilitando na hora de vender mais itens. Em alguns casos, o cliente só quer um pacote de sabão em pó; porém, se o sabão em pó formar um pacote com um detergente, é provável que ele prefira essa opção.

Seja criativo: dá para formar pacotes de tudo, como café matinal, lanche da tarde, limpeza da casa e assim por diante. É claro que é possível fazer pacotes de roupas e demais itens, caso seja seu tipo de negócio.

Como aumentar vendas

usando redes sociais


As redes sociais são ótimas ferramentas para aumentar vendas, independentemente de seu ramo de atuação. Afinal, 66% dos brasileiros usavam essas plataformas em 2019, como mostra o relatório da Digital in 2019 (Hootsuite), e a porcentagem só tende a crescer.

Além disso, o relatório traz uma informação surpreendente: cerca de 89% dos entrevistados já compraram algo online. Então, estamos lidando com números realmente altos, oferecendo um enorme potencial de vendas.

Sabe o melhor de tudo isso? As redes sociais ajudam os empreendedores na hora de divulgar sua marca. Então, basta arregaçar as mangas e fazer acontecer.

Nesta seção, vamos apresentar algumas técnicas interessantes para usar as redes a seu favor. Confira!

Escolha a melhor rede social para seu caso

Antigamente, quando existia apenas o Facebook, era ele quem dominava o mercado. Ou seja, mesmo com outras plataformas no ar, quase não havia concorrentes à sua altura. No entanto, conforme os anos passaram, diversas redes sociais surgiram. Algumas focadas em fotos, outras usando mensagens instantâneas, e assim por diante. Hoje, há uma distribuição bem clara dos públicos de cada rede, e isso precisa ser considerado.

O Facebook acabou chamando a atenção dos mais velhos, principalmente na faixa dos 35 anos — e tem um tendência forte de crescimento nessa área. Já o Instagram tomou conta do público jovem, geralmente abaixo dos 35 anos, mas acima dos 18. O TikTok caiu no gosto dos mais novos, incluindo crianças e adolescentes, mas não é visto com bons olhos pela população adulta.

Ou seja, analise as estatísticas de cada rede social e escolha a mais adequada para você.

Crie um perfil comercial

A maioria das pessoas está nas redes sociais para interagir com seus conhecidos — ou fazer novos amigos. Porém, o foco deste conteúdo é te ensinar a vender mais no varejo, por isso sua conta nas redes deve ser específica para isso.

Atualmente todas as redes possuem opção de conta comercial. Elas são parecidas com as contas normais, mas liberam várias funcionalidades interessantes — emitindo até relatórios para você.

É fundamental saber se suas ações na rede estão dando frutos. Ou seja, você precisa saber os números exatos de sua operação, os quais só estão disponíveis para quem tem perfil comercial. Fique tranquilo, pois requisitar um perfil dessa natureza é bastante simples. Basta pesquisar um pouquinho na internet. Você consegue fazer no mesmo dia!

Monte uma persona para seu negócio

Não sabe o que é uma persona? Tudo bem, vamos explicar rapidinho: se trata de um cliente ideal imaginário. Então, é uma personagem que encarna todos os atributos de seu cliente perfeito — para quem o produto ou serviço foi feito.

Para montar uma, analise seus clientes. Afinal, se eles compraram de você é porque fazem parte de seu público-alvo.

Se ainda não possui clientes, responda a seguinte pergunta: para quem seu produto foi feito? Veja um exemplo de persona para uma loja de tênis esportivos:

Produza conteúdos relevantes para sua persona

Após fazer o trabalho da seção anterior, com certeza você deve conhecer seu público-alvo um pouco melhor. Nesse momento, queremos atraí-lo até o perfil de sua empresa na rede social.

O algoritmo das redes é ótimo em manter os usuários atentos aos conteúdos. Para ter seu material distribuído, você precisa criar conteúdos que sejam relevantes para sua persona. Se fizer isso, a própria rede distribuirá o conteúdo para você (método denominado “orgânico”). Considerando o João, conteúdos sobre dicas de corrida, alimentação para atletas e assim por diante, vão chamar sua atenção nas redes. Se os conteúdos agregarem valor à vida dele, sem dúvida você vai ganhar mais um seguidor — e potencial cliente.

Não se esqueça de usar o linktree no Instagram

Uma das maiores redes sociais do momento é o Instagram. Embora seja realmente bom para os empreendedores, ele possui políticas restritivas quanto ao uso de links.

Ou seja, fica difícil direcionar tráfego para fora da plataforma. Em suma, podemos usar apenas 1 link em nossa bio. Uma maneira de contornar isso é através do linktree. Em apenas um link, é possível alocar diversos destinatários na internet — em formato de botões.

aumentar vendas usando

estratégias de SEO


O SEO é um conjunto de métodos e técnicas que visa aumentar seu ranking nos resultados do Google. Se sua empresa é nova, é provável que fique nas últimas páginas do buscador. E por que isso importa? Bem, bilhões de pesquisas são feitas no Google diariamente, e ranquear seu site significa conquistar uma fração delas.

O grande problema é que o Google trabalha com anúncios pagos (que veremos mais adiante neste conteúdo). Então, não é interessante para ele revelar como melhorar a posição do site — se não ninguém pagaria pelos anúncios! Porém, a tentativa e erro ao longo dos últimos anos revelaram, em parte, como o mecanismo de busca funciona.

É sobre isso que vamos comentar nas próximas seções.

Monte um site com blog próprio

Ter um site já é um passo importante. No entanto, ele não faz mágica sozinho. É essencial reservar uma área para o blog de sua empresa, local este que será usado para Inbound Marketing (atrair clientes). Em geral, o blog ou fica como uma aba do site, ou aparece apenas quando sua URL é pesquisada. Ambas as opções são boas; você precisa analisar qual formato fica melhor para seu negócio.

O blog servirá para captar usuários (potenciais clientes) interessados em seus produtos. A tendência é que encontrem a empresa através de um post relacionado ao seu nicho de atuação.

Entenda como seus clientes usam o Google

Uma parte fundamental do SEO é entender como os clientes usam o Google. Em alguns casos, são pessoas que gostam do comando de voz, buscando termos como “como eu faço para desinstalar um programa?” Outras, por sua vez, podem pesquisar através da palavras-chave, no estilo “desinstalar programa windows 10.”

Estes “termos” são conhecidos como palavras-chave, e fazem uma enorme diferença na hora de elaborar uma estratégia de SEO.

Produza conteúdos com base nas principais dúvidas

O segredo para ter um blog empresarial de sucesso é responder perguntas. Isso mesmo que você leu: pense no blog como um grande FAQ, mas cheio de detalhes adicionais. Em resumo, vamos buscar pelos usuários que digitam, como vimos na seção anterior, certos termos nos buscadores.

No caso, a inteligência do buscador sabe quais conteúdos respondem à questão — sendo a forma como ranqueia as páginas. Conteúdos longos (mais de 1.000 palavras), com divisões em títulos e subtítulos tendem a ser favorecidos pelos buscadores. Estatísticas e números relevantes, quando couberem, também são ótimos para ranquear sua página.

Escolha palavras-chave inteligentes para otimizar

O Google Adwords fornece várias informações acerca de palavras-chave: seu volume mensal, a dificuldade de ranquear e assim por diante. Além do mais, a ferramenta também ajuda na hora de escolher sinônimos para você trabalhar. Para quem está começando, as long tail (palavras-chave grandes e específicas) são ótimas. Em geral, elas apresentam pouco volume de busca, mas, em compensação, costumam ranquear com facilidade.

Se você vende tênis, evite ranquear suas páginas nos termos “tênis” ou “tênis masculino.” Seja mais específico, como “tênis masculino para corrida de rua” ou “tênis masculino para fazer trilha.”

Faça um bom link building (interno e externo)

Por fim, é impossível responder uma pergunta do usuário por completo em apenas um conteúdo — mesmo que tenha 3 mil palavras. É por isso que o Google adora o link building, que consiste em referenciar e ser referenciado por outras páginas.

Uma ideia válida é montar um conteúdo central e, em seguida, criar conteúdos para aprofundar temas do primeiro conteúdo. Assim você terá vários materiais relevantes em seu site, estruturados de maneira lógica.

Não seja “egoísta”: links para fora de seu site também são relevantes para os mecanismos. Da mesma forma, links apontando para seu site pesam bastante para sua página.

aumentar as vendas

através de anúncios pagos


Sim, é possível, mas requer conhecimento e experiência na área.

Nesta seção, vamos comentar um pouco sobre o poder dos anúncios patrocinados. Não esperamos, no entanto, ensinar a usá-los, dado que uma estratégia dessa natureza não é simples de montar.

Vamos lá!

Funcionamento básico dos anúncios

Os anúncios patrocinados funcionam da seguinte forma: você cria um material, podendo ser vídeo, banner virtual e assim por diante, e paga para ele ser apresentado aos usuários. Todas as redes sociais e o Google trabalham com essa modalidade. Aliás, o Google também anuncia, pelo preço certo, em vídeos do YouTube (até porque ele faz parte do Google).

O verdadeiro poder dos anúncios reside em escolher sua audiência. Ou seja, você informa a idade, sexo, localização e dezenas de outras informações antes de colocar o anúncio para rodar. É por isso que é uma estratégia sólida e consistente para todas as empresas.

Anunciando no Google

Em resumo, o Google trabalha com palavras-chave, e isso pesa demais na hora de anunciar no mecanismo. Você precisa escolher as melhores para trabalhar, e a ferramenta também te ajuda com isso. Para uma campanha básica de 30 dias, ele cobra um valor mínimo de R$ 10 por dia (R$ 300 no total). Porém, a cobrança só ocorre quando a ferramenta mostra o anúncio para um usuário que pesquisou o termo escolhido.

Anunciando nas redes sociais

As redes sociais também possuem segmentação de públicos, mas, ao contrário do Google, elas focam em disseminar sua marca. É por isso que, na maioria dos casos, pagamos por cada mil impressões. Dá para aumentar o tráfego em seu site, ou mandar os usuários direto para uma página de vendas.

A melhor escolha depende de sua estratégia — e do público atingido.

Como uma consultoria pode ajudar a aumentar vendas?


Está com problemas para crescer? Uma boa consultoria pode aumentar drasticamente suas vendas!

Investir em consultorias traz os seguintes benefícios:

  • Te coloca em contato com profissionais experientes.
  • Faz um diagnóstico completo da sua empresa.
  • Ajuda com métodos de crescimento.
  • Norteia o crescimento de sua empresa.

Te coloca em contato com profissionais experientes

A verdade é que se você não for experiente no mercado, vai ter dificuldades na hora de crescer sua empresa. São muitos detalhes para cuidar ao mesmo tempo, e se um planejamento não for feito, rapidamente seu negócio estará estagnado.

Ter o auxílio de profissionais experientes ajuda (muito) a aumentar vendas. Afinal, o profissional saberá os problemas que impedem seu avanço, fornecendo soluções para você. Às vezes é só questão de melhorar algo aqui ou acolá. Mas em outras, a forma que a empresa interage no mercado é o problema, requerendo mudanças na base do negócio.

Faz um diagnóstico completo da sua empresa

Muitos empreendedores não sabem os números exatos de suas empresas. Conceitos como faturamento, receitas, lucro e assim por diante nem são conhecidos por eles. É por isso que os principais erros estão relacionados ao fluxo de dinheiro nos negócios. No entanto, nem sempre é esse o problema: o público-alvo pode estar equivocado, o marketing mal calibrado, ou seja, são N fatores que podem atrasar seu crescimento saudável.

Uma consultoria pode rapidamente diagnosticar os pontos fortes e fracos de seu negócio. Essas informações costumam trazer benefícios enormes aos empreendedores — que antes andavam em círculos.

Ajuda com métodos de crescimento

Existem métodos consolidados para crescer empresas, que somente algumas poucas pessoas conhecem. No caso, a Berrytech trabalha com um método extremamente poderoso, capaz de tornar jovens empresários em grandes homens de negócios. Nosso método consiste nas seguintes etapas:

Norteiam o crescimento de sua empresa

Por fim, uma boa consultoria pode mudar o rumo de sua empresa, abrindo portas que você jamais imaginou. O mínimo que você vai conseguir, portanto, é ter um norte para qual caminho seguir e levar sua empresa ao sucesso.

Centenas de empreendedores se beneficiaram muito de nossas consultorias!

Entre em contato conosco para mais informações!

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